28 setembro 2023

[RESENHA] Foco roubado: os ladrões de atenção da vida moderna | @johann.hari | @editoravestigio | Tradução: Luis Reyes Gil | Páginas: 352 | Ano: 2023


O que você tem feito para gerenciar o seu tempo e ter qualidade naquilo que se propõe a fazer? A obra “Foco roubado” nos conta que por três anos, o jornalista e escritor best-seller internacional Johann Hari fez uma jornada para descobrir as razões por trás da diminuição do nosso tempo de atenção. Hari realizou entrevistas com os maiores especialistas mundiais em foco e descobriu que tudo o que pensamos sobre o assunto está equivocado.

Cadê o nosso foco? Lendo essa obra parei para analisar o quanto nos distraímos pela mínima coisa, como por exemplo, um som externo, o rolar incessante do feed, a leitura de uma página de fofoca ou os pensamentos perdidos no tempo x espaço. Já pensou nisso?

“Mas este não é um livro de autoajuda e o que tenho a dizer é mais complexo, e isso implica uma admissão: eu mesmo não resolvi em mim o problema por completo.”

Vários são os fatores que contribuem para a diminuição da concentração: o uso desenfreado da Internet, má alimentação, tempo ocioso, poluição, estresse, insônia e alguns distúrbios/síndromes.

A falta de foco não é “culpa” do indivíduo e sim de um conjunto de fatores coletivos externos. Hari nos apresenta uma narrativa técnica, porém fluida e bastante reflexiva. Eu cheguei a conclusão que é bem importante realizarmos um “detox” das redes sociais, dos celulares, das milhares de maratonas de séries e de tudo que for excessivo, pois não é normal nada que roube o seu equilíbrio.

“Ele comentou que a literatura está cheia de histórias nas quais os humanos criam algo em um surto de otimismo e depois perdem o controle sobre sua criação.”

O livro foi eleito um dos melhores pela Amazon, Spectator e Financial Times. O capitalismo, revolução tecnológica e modernidade são agentes que ajudam no r0ub0 da nossa atenção.

Por fim, vamos ser responsáveis com consciência do nosso foco e não permitir que o mesmo seja r0ubad0. Seja o agente transformador da sua vida!