11 junho 2023

[RESENHA] Nós | Terrence Real | @editoravestigio | Tradução: Elisa Nazarian Páginas: 288 | Ano: 2023



“Este mundo não nos pertence. Pertencemos um ao outro.” Com esse trecho inicio minha resenha e a minha indignação por perceber com a leitura o quanto individualistas nós somos.

O prefácio é de Bruce Springsteen que introduziu a obra com uma maestria incrível.

Terrence Real é terapeuta familiar e com o seu livro ele nos ensina a criar conexões profundas e fortalecer os relacionamentos. Eu diria que com a sua experiência ele muda a nossa cultura coletiva e o olhar para dentro de nós. Infelizmente, muitos ainda carregam consigo o patriarcado e a indústria do falso empoderamento.

“O que gostaria que reconhecêssemos é que mudar de um mundo individualista e linear para um mundo relacional pode ser nada menos que transformador.”

Real compartilha com os leitores histórias de casais cujos relacionamentos sobreviveram graças às orientações dele inovadoras, iluminadas e perspicazes.

Em uma discussão sempre queremos ter razão e por segundos perdemos a noção de afeto, respeito e até mesmo educação. O silêncio em certos momentos é sabedoria total! Para que brigar, né?

“Para alguns de nós, cuidar bem dos nossos relacionamentos significará nos posicionarmos com amor por nós mesmos. Para outros, significará aprender a recuar.”

Não devemos nos espelhar nos erros alheios e sim construirmos a nossa própria jornada. E se essa jornada for comigo, com você ou conosco, ela será infinitamente melhor, pois o coletivo (nós) exaltará as relações numa linda e sublime Interconexão!

Por fim, o epílogo é libertador, objetivo e faz cair por terra o hiperindividualismo. Que possamos mudar do ‘eu’ para o ‘nós’ com inteligência emocional, autoconhecimento e quebrando paradigmas.

Você já conhecia a obra? Fez ou faz terapia? Me conta nos comentários!