22 janeiro 2025

[RESENHA] A Odisseia de Hakim: da Turquia à Grécia (volume 2) | @fabientoulme | @editoranemo | Tradução: Fernando Scheibe | Páginas: 264 | Ano: 2023 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


A graphic novel “A Odisseia de Hakim: da Turquia à Grécia”, escrita e ilustrada por Fabien Toulmé, segue a jornada de Hakim, um refugiado sírio que, após sobreviver ao conflito armado em sua terra natal, busca encontrar um lugar seguro para viver, em meio aos desafios impostos pela guerra, pelas fronteiras e pela xenofobia. O Volume 2 da obra, publicado pela Editora Nemo, é uma continuação do primeiro e está ainda mais emocionante e com uma profundidade ímpar. Ser refugiado é algo desesperador, pois lutamos diariamente pela sobrevivência.

“Afinal, são seres humanos com percursos, histórias, destinos que não podem ser reduzidos a esta palavra desencarnada: “Refugiado”.

A história é envolvente e angustiante, pois acompanhamos Hakim e seus companheiros de viagem enquanto cruzam a fronteira entre a Turquia e a Grécia. Chega a ser sufocante visualizar a dura realidade dos refugiados. Os governos europeus simplesmente ignoram a existência deles. O sistema de imigração é caótico e chega a ser desprezível.

Fabien Toulmé é um fenômeno dos quadrinhos e não tem como o leitor não ficar emocionado. Ele retrata a desumanidade como ninguém. As ilustrações são profundas, expressivas, vivas e sentimos o drama de cada refugiado. O uso de tons quentes remete à sensação de deserto e ao desgaste físico e psicológico dos personagens. A riqueza de detalhes é singular!

“Éramos umas trinta pessoas: jovens, velhos, mulheres, homens. Ninguém falava, o calor era sufocante, mal dava para respirar. A cada curva, a cada freada, éramos jogados uns contra os outros”.

A HQ é um clamor pela dignidade humana, o poder da resiliência e a importância do sistema imigratório compreender que os refugiados são humanos.

Esta GN é uma leitura essencial para aqueles que buscam entender mais profundamente as questões migratórias e o sofrimento humano gerado pelas guerras e pela intolerância. Super indico!