03 maio 2023

[RESENHA] Por trás do véu (Codex Livro 1) | @kathrynnolanromance | @l3editora | Colaboradora: Joseli Medeiros | Páginas: 445 | Ano: 2022



Você pode imaginar uma investigação sobre livros antigos que estão sendo roubados? Pois é esse o enredo da obra “Por trás do véu”. Henry é um importante bibliotecário, mas em um determinado período percebeu que coisas estranhas estavam acontecendo. Ele trabalhava em uma das mais importantes bibliotecas de Nova York, mas aí percebeu que a pessoa que ele mais admirava estava roubando importantes peças de colecionador, manuscritos importantes para a cultura da sociedade. Quando Henry foi confrontar sobre os possíveis roubos, descobriu que estava sendo incriminado pelos crimes. Perturbado ele procura por ajuda e é quando conhece os serviços da Codex, uma instituição de investigação, onde eles fazem todo um trabalho de recuperação de livros e objetos importantes para a cultura.

“É por isso que você gosta de fazer este trabalho? Porque os suspeitos estão sempre sendo presos em segundo plano, mesmo que não seja você a fazer a prisão?”

Henry então se muda para Filadélfia e se torna o mais novo membro da Codex. Ele entra para a equipe de Delilah, porém ela não fica contente em trocar sua parceira por um completo estranho, que não sabe nem como empunhar uma arma. Mas ordem dada é ordem cumprida.

“Eu tinha me sentido tão confiante na Codex, mas agora que enfrentávamos a possibilidade de rastrear este livro, eu estava duvidando de cada coisa que acreditava saber.”

Delilah é uma ex policial que agora se dedica a resolver os casos e recuperar objetos importantes. Ela é uma mulher forte e que tem um faro para encontrar ladrões. Seu instinto não falha.

“Nossos instintos nunca desaparecem, não importa o que tenha acontecido. Você ainda é a detetive mais brilhante que conheço.”

Esses dois em campo é uma comédia, pois não se conhecem direito e Delilah acredita que um bibliotecário não é a pessoa certa para ser seu parceiro. Mas o conhecimento do Henry na área de manuscritos antigos, o coloca como uma arma muito impactante para as investigações.

“Observei o homem à minha frente, famoso por seus próprios méritos, rico como o pecado.”

Gente, a forma como Henry fala dos livros é tão mágico, você se encanta com ele, a leitura é instigante e envolvente. Uma mistura de investigação com romance perfeito.⁣

Eu adorei esse enredo onde podemos ver como manuscritos antigos são incríveis, e como também são peças de valor, o que resulta em constante roubos de museus. E seus ladrões não medem esforços para dizer como suas bibliotecas particulares são valiosas por conter obras tão importantes e espetaculares.⁣

“Nossa missão é nos disfarçarmos como se fôssemos recém-casados. Precisamos que nossa história esteja coerente. Precisamos viver e respirar como os Thornhills, para que Victoria nos confidencie seus segredos mais sombrios.”⁣

Um livro que vai mostrar que corrupção existe em tudo. Mas também vai falar sobre dedicação para defender aquilo que se ama.⁣

Eu gostei muito dessa obra e se tornou uma das minhas preferidas de 2023. Me encanto com enredos inusitados e personagens que são tirados de sua zona de conforto quando traumas batem em sua porta. Uma leitura super recomendada!