04 maio 2023

[RESENHA] De onde vêm as princesas? | Irmãos Grimm & Hans Christian Andersen | @planetadelivrosbrasil | Selo: @planetaminotauro | Tradução: Petê Rissatti | Páginas: 160 | Ano: 2023 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️



Felizes para sempre? Será? Os contos de fadas originais nem sempre são tão “fofinhos” como vemos nas telinhas do cinema. A obra “De onde vêm as princesas?” nos apresenta uma linda edição especial ilustrada e com alguns contos de sucesso atemporal. São eles: A Pequena Sereia; A Rainha da Neve; A Bela Adormecida; Branca de Neve; A Gata Borralheira; O Príncipe Sapo – ou Heinrich de Ferro e Rapunzel.

Os Irmãos Grimm e Hans Christian Andersen criaram histórias que atravessaram gerações e que são emocionantes. Muitos dos contos são simplesmente inspiradores e reflexivos!

Antigamente os textos tinham o fundo disciplinador, educativo e cerceamentos morais. Por isso, muitos contos são densos. O conceito de infância não se aplicava para a época. Imagina no século XVIII nas histórias “a criança teimosa ser devorada pela bruxa má”, assustador, né? Para a época em questão estava dentro da normalidade.

Eu já havia lido quase todos os contos originais, porém fiquei bem surpresa com “A Pequena Sereia” pela sua profundidade e reflexão proposta sobre beleza x amor. Achei uma história triste!

“Você sentirá muita dor, como se uma espada a atravessasse. Mas todos que a encontrarem a partir disso dirão que você é a humana mais bonita que já viram.”

Não posso deixar de citar que alguns contos são terríveis e com finais m@c@br0s. As crianças da época sofriam, credo!

A história da “Rapunzel”apesar da m@ld@de da feiticeira é uma das mais fofinhas, pois eles viveram felizes por muitos anos. Entraria o felizes para sempre ou seria uma grande utopia?

“ Em sua raiva, agarrou os lindos cabelos de Rapunzel, enrolou-os algumas vezes na mão esquerda, pegou uma tesoura com a direita e zipt-zapt, cortou tudo. As lindas tranças foram ao chão.”

Por fim, indico a obra para todos os leitores e que os contos de fadas possam fazer parte da vida de cada um. Que vocês (re)contem histórias representativas, emocionantes, interessantes e capazes de mover o mundo!