02 maio 2023

[RESENHA] As gêmeas de Auschwitz | Eva Mozes Kor & Lisa Rojany Buccieri | @editorafarooficial | Tradução: Saulo Krieger | Páginas: 160 | Ano: 2023 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️



Eu sempre gostei de histórias densas e reais, porém Auschwitz consegue me tirar do prumo e me leva a refletir sobre os horrores vividos por quem passou por lá. É preciso ter estômago forte para reviver o cenário do Holocausto…

A obra “As gêmeas de Auschwitz” nos conta a história de Eva Mozes e de sua família que foram enviadas para Auschwitz. Acompanhamos a dor da separação e a luta diária pela sobrevivência das irmãs gemas, Eva e Miriam. Os gêmeos tinham “privilégios” de manter as próprias roupas e o cabelo, mas se engana quem pensa que esse fato seria bom. Todos os gêmeos eram submetidos a vários experimentos e cuidados pelo temido Josef Mengele (anjo da morte). Terrível, né?

“Eu não seria mais uma ovelhinha. Quando chegou a minha vez, eu lutei e chutei. O guarda da SS pegou o meu braço. A sensação de sua pegada torcendo a minha pele quase desfez minha resolução.”

Eva Mozes é uma sobrevivente e reuniu memórias, documentos e relatos históricos. Esse material é riquíssimo e proporciona ao leitor uma ampla viagem para o interior do que foi o Holocausto.

“Estar em Auschwitz era como estar num acidente de carros todos os dias. Todos os dias acontecia algo terrível.”

A sobrevivente Eva foi uma mulher incrível. Se ela ainda estivesse viva eu gostaria de abraçá-la, pois criou a ONG Candles que localizava outros gêmeos de Mengale, palestrou por inúmeros países, fundou o Museu do Holocausto, foi líder comunitária, defensora dos direitos humanos, educadora e perdoou os nazistas pelo inferno vivido em Auschwitz.

“A raiva e o ódio são sementes que fazem germinar a guerra. O perdão é uma semente para a paz. É o ato derradeiro de autocura.”

Por fim, eu super indico a obra para todos os leitores, pois não podemos mudar os fatos passados e não devemos permitir que eles aconteçam novamente. O livro possui fotos e documentos do arquivo de Eva que com singularidade complementam a narrativa.

Na vida uma das coisas mais sublimes que temos é a nossa liberdade. Vocês gostam da temática abordada no livro?