17 maio 2023

[INDICAÇÃO] A história da televisão brasileira para quem tem pressa | @elmofrancfort | @edvalentina | Páginas: 200 | Ano: 2022



Boa noite, leitores! Hoje indico a obra “A história da televisão brasileira para quem tem pressa” do escritor Elmo Francfort. Eu sou uma apaixonada por essa série da Valentina “para quem tem pressa”, pois é excelente devido a fluidez e objetividade.

Sinopse:

A palavra pressa é o particípio passado, em latim, do verbo premere (apertar). Assim, pode-se dizer que A História da Televisão Brasileira para Quem Tem Pressa se propõe a contar uma das maiores sagas do século 20 (e deste início do 21) para quem precisa apertar o passo ou está apertado de tempo. E quem não está? Em 200 páginas, contextualizado com cada momento histórico, e escrito em linguagem clara e acessível, Francfort traça um panorama da TV – linguagem que há mais de sete décadas fascina diariamente os brasileiros. Vai dos televisores de tubo às produções hoje assistidas pelo celular, nos quatro cantos do país… e no exterior. A obra passeia com desenvoltura pelos principais acontecimentos que marcaram a trajetória dessa paixão nacional, responsável por transmitir, a longas distâncias, imagens que transformaram a História do nosso país. O passeio começa pelos anseios dos povos antigos pela reprodução imagética, passando por inventores, a criação da TV no mundo e o panorama de como foi recebida no Brasil. No decorrer da obra, a implantação da pioneira TV Tupi, a evolução das emissoras, a criação de ídolos populares, a chegada do videoteipe, do satélite, das cores e da alta definição, com interatividade e streaming, além de outros temas e curiosidades sobre a nossa televisão. Só não explica que loucura é essa que nos faz tão apaixonados pela telinha. Para isso, seria necessário outro livro… ou novela. Aí sim, sem pressa.

—📺—

“Em 1950, durante a inauguração da pioneira TV Tupi de São Paulo, Assis Chateaubriand disse que nascia, para o Brasil, “o mais subversivo de todos os veículos de comunicação do século”.

Se você ficou curioso para saber sobre a história da televisão (do preto e branco ao digital) leia sem pressa o ímpar trabalho do Francfort. Conheciam?