16 maio 2022

[RESENHA] Um duque para Cecília | @dra.anapaulaoliveira | @grupoeditorialcoerencia | Páginas: 104 | Ano: 2022



A obra “Um duque para Cecília” é um romance de época ambientado no Brasil. A jovem Cecília acorda em um casarão no Rio de Janeiro e como um caderno em branco, ela descobre que perdeu a memória. Tudo se torna fragmentos e como um grande quebra-cabeça esparramado, Cecília, tenta juntar as peças. Para piorar a situação da moça, o dono da propriedade, o duque Estevan, a trata com muita frieza e indiferença. O que será que aconteceu no passado? Cecília se recorda de tê-lo visto apenas uma vez e não compreende os motivos para tanta aspereza. Ficou curioso? Leia!

A escritora Ana Paula De C. Oliveira possui uma escrita envolvente, misteriosa e com um pano de fundo muito bom para ser desenvolvido e explorado.

O livro está dividido em duas partes: Lembranças perdidas e Memorias. Ana Paula conseguiu me deixar curiosa para descobrir tudo que aconteceu com Cecília antes do acidente e principalmente, o real motivo de Estevan ser indelicado com ela.

O fato de perder a memória é uma situação bem difícil, pois a pessoa fica frágil e perdida. A amnésia por si só já é horrível, fora as fortíssimas dores de cabeça e o emocional abalado. Fiquei com muita dó da Cecília, pois o duque lindo de olhos azuis parecia mais um ogro de frieza.

“A senhorita sofreu um acidente. Ficará hospedada comigo até que esteja recuperada, e nem um dia a mais. Não pense que faço isso por você. É apenas minha obrigação. Um infortúnio de obrigação, vale ressaltar.”

O duque Estevan é a própria tradução da amargura e infelicidade. A presença de Cecília em seu casarão abala as suas estruturas. Mesmo sabendo de todos os motivos para tal amargura, eu não acho que seja para tanto. Uma conversa franca resolveria tudo, mas o machismo da época e o orgulho imperavam!

“Você não é um anjo, mas uma bruxa que me lançou um feitiço. Todo este tempo, tudo não passava de uma encenação? Era a posição ou o dinheiro que você queria?”

Por fim, a leitura é fluida e deixa o leitor desesperado para amarrar as pontas soltas. O epílogo apesar de ser muito rápido aquece o coração. Vocês gostam de romances de época?