18 maio 2022

[RESENHA] O fio que nos une | @deborahstrougo | @vreditorabr | @lcagcomunicacao | Páginas: 304 | Ano: 2022 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

 


Depois de ter o coração dilacerado será possível voltar a sorrir? A obra “O fio que nos une” é um romance contemporâneo que conta uma história linda, emocionante e que aquece o coração. Letícia perde o seu noivo em um acidente e se fecha para a vida e também para novas possibilidades. Certo dia, sua amiga Marina a leva para um festival no bairro japonês da cidade. Letícia realiza um pedido no santuário local e coisas misteriosas começam a acontecer. Ela tem a missão de juntar as almas gêmeas conectadas pelo misterioso fio vermelho do destino. Será que essa operação cupido dará certo?

Eu fiquei imensamente feliz, quando li nos agradecimentos, o nome da minha amiga Angie Stanley (@angie.stanley.376), pois além dela ser uma exímia profissional, ela é um ser dotado de luz. Eu já conhecia a escrita da Deborah Strougo, porém nesta obra ela ganhou o meu coração. Que narrativa intensa, fluída, com a dosagem certa de realismo mágico e com temáticas incríveis, amei!

Strougo baseou a obra na lenda “Akai Ito”. Você já ouviu falar dela? A lenda diz que quando a pessoa é destinada a outra, ambas têm um laço vermelho que as ligam, no dedo mindinho. O laço não é visível a olho nu, mas está lá desde o nascimento. Que missão singular a nossa protagonista recebeu, né?

“Um amor que eu também sentia, e sentia tão plenamente que me fez derramar algumas lágrimas, porque o amor faz isso com a gente, nos transforma em líquido, alma e sentimentos.”

Os personagens que Deborah construiu são interessantíssimos. Letícia precisa prosseguir sem o noivo, enfrentar as dores do luto, resgatar a vontade de viver e a capacidade de amar. O processo de resiliência não é fácil, mas é determinante para o encontro com o amor próprio.

Eu achei importante a autora ter mostrado a força da amizade. Marina é uma ótima amiga e também hilária. O que falar de Thiago? Ele é um nerd fofo e as referências do universo geek que ele utiliza são excelentes.

“— Ah! Você já viu Outlander? — Bendita seja a pessoa que criou as séries. Obrigada, Deus!”

A obra fez parte da Leitura Coletiva organizada pela LC Agência em parceria com a VR Editora e a escritora Deborah Strougo.⁣

Deborah Strougo é uma publicitária carioca que se encantou pela literatura ainda na adolescência. Nessa época, começou a escrever poemas que logo se espalharam pela internet. Ela decidiu se aventurar em fanfics tempos depois e, desde então, nunca mais parou de escrever textos em prosa. Autora de diversos romances, Deborah sempre foi apaixonada por histórias que aquecem o coração. Além de ser uma leitora voraz, também adora viajar e se perder em séries, filmes e animes. Saiba mais sobre a autora em seu Instagram, @deborahstrougo, e no site deborahstrougo.com. ⁣

Por fim, o livro deixou meu coração quentinho e com vontade de quero mais. O epílogo foi ímpar e fez total sentido para minhas teorias malucas. Super indico!⁣⁣
⁣⁣
Você acredita em alma gêmea? Já encontrou a sua?