03 maio 2022

[RESENHA] As pequenas alegrias | @virginiegrimaldi | @editoragutenberg | Páginas: 256 | Ano: 2022 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️



A obra “As pequenas alegrias” é uma história linda sobre a maternidade e sobre a vida. Duas mulheres com pensamentos e angústias diferentes precisam compreender a essência da maternidade. Será que Élise e Lili conseguirão encontrar o verdadeiro ponto de equilíbrio? Uma precisa aprender a ser mãe e a outra precisa reaprender a ser mulher!

A escritora Virginie Grimaldi foi a autora mais lida da França em 2021, com quase 1 milhão de cópias vendidas. A sua escrita é marcante, fluida, emocionante e com momentos transformadores. Ela é dotada de muita sensibilidade!

A personagem Élise é uma mãe mega dedicada, porém ela vivia em função dos filhos e deixou sua essência mulher de lado. Com a mudança dos filhos, ela ficou na companhia de um cachorro esquisito e depressivo, do filho Tomas. Élise ficou ociosa, triste e mesmo com a aula de dança semanal seu coração ainda estava na solidão. Ela também embalava bebês, uma vez por semana. Creio que Élise precisava de um encontro com ela mesma, urgente. E foi lindo o desabrochar da mulher, pois a mãe ela nunca deixaria de ser.

“A solidão me recebe como uma velha amiga. Ela me enlaça. Ela me abraça. Tiro os sapatos e ergo os olhos. À minha frente, o quarto de Thomas está vazio. Então, na esperança de parar de sofrer, faço o que evito fazer desde a partida dele: fecho sua porta.”

Do outro lado temos, Lili. Ela estava apavorada com a gravidez e após o nascimento de sua filha, ela se achava incapaz de conseguir ser uma boa mãe. O pânico tomava conta dela diariamente, pois sua filha nasceu prematura e estava na UTI neonatal. Nas visitas diárias ao Hospital, Lili, acompanhava as histórias de outras mães e bebês. Uma luta de superação e encontro com o seu “eu interior”.

“Antes de você nascer, eu nunca havia sentido estes sintomas: tenho um nó na garganta, um buraco no estômago, levo um susto ao menor ruído. Todas as minhas camadas de proteção foram arrancadas, caminho nua por uma floresta nevada cheia de caçadores, com um alvo em torno do pescoço.”

Eu me conectei bastante com a história, pois fui mãe jovem, com uma gravidez difícil e na cesárea tive parada cardíaca. Voltei à vida pelo meu bebê que precisava do meu calor e do meu amor. Ser mãe foi e é o meu maior projeto!⁣

Virginie Grimaldi nasceu em Bordeaux, França, em 1977. Publicou seu primeiro romance, Le premier jour du reste de ma vie [O primeiro dia do resto da minha vida], em 2015 e, na sequência, escreveu mais cinco livros que foram sucesso de vendas em diversos países. Em 2019, tornou-se a terceira escritora mais lida na França. Entre seus maiores sucessos está o aclamado romance Tempo de reacender estrelas (Gutenberg, 2020), e agora o delicado As pequenas alegrias chega para conquistar ainda mais o coração dos leitores brasileiros.⁣

Eu super indico a obra! Que ela consiga aquecer o seu coração e que todos as pequenas alegrias possam te fazer de fato feliz!