28 dezembro 2021

[RESENHA por @folhadepolen] Dandara e a Falange Feminina de Palmares | @leochalub | @editoranemo | Ilustrador: Luís Matuto |Páginas: 192 | Ano: 2021

 

Leonardo Chalub também é autor de "Palmares de Zumbi", uma releitura da saga de um dos maiores heróis negros do Brasil, e nessa obra publicada em 2019 ele traz uma personagem que veio a ser protagonista neste seu segundo livro pela Nemo, estou me referindo a Dandara.

De acordo com o autor, os fãs de "Palmares de Zumbi" se interessaram por Dandara e por esse motivo ele continuou suas pesquisas para dar vida a história dessa guerreira de Palmares.

Nesta obra somos transportados ao Brasil, de 1670. Já no início acompanhamos nossa protagonista em uma disputa no mocambo de Subupira, que levou muitos competidores à morte. Dandara tem um objetivo em mente: ganhar essa disputa para reivindicar a liderança da falange de guerreiras formada totalmente por mulheres.

"Toda a sua falange era composta por mulheres que haviam sido abandonadas, desprezadas e diminuídas durante toda a vida."

Dandara e suas guerreiras vão a Luanda, na Angola, em uma missão sob a ordem do Rei de Palmares, Ganga Zumba, para resgatar alguns objetos que pertencem a família dele e lá, longe de casa, ela e suas companheiras enfrentam vários perigos.

Leonardo conseguiu mostrar nesta obra a importância de manter a história viva, especialmente, de personagens importantes da nossa nação. "Dandara e a Falange Feminina de Palmares" é um livro que nos envolve com a história de nossa protagonista nos levando a perceber como as mulheres sofriam e eram tratadas em meados de 1670 e também como a coroa portuguesa tratava todos que eram diferentes.

"'Na guerra, faça o que for mais simples, o que for mais fácil', ensinava Dandara durante o treinamento."

Um livro histórico que muitos precisam realizar a leitura
para conhecer mais sobre a história de Palmares. Já coloquei na lista de leituras obrigatórias de 2022 o outro livro do autor, "Palmares de Zumbi".

A obra “Dandara e a Falange Feminina de Palmares" possui também ilustrações belíssimas que seguem esteticamente nos traços e cores, a ilustração da capa.

Fora isso a leitura é muito fluída, por mais que temos em alguns momentos cenas violentas, é um livro que prende o leitor, pois sempre me pegava querendo saber qual seria o próximo passo de Dandara e das guerreiras.
.

Leonardo Chalub é mineiro de Belo Horizonte. Formado em Cinema e em Publicidade, aproveita seus conhecimentos nessas áreas para contar histórias emocionantes. Apaixonado por capoeira e outras lutas, acredita que é possível mudar o mundo por meio da narrativa. Venceu o Prêmio Jabuti de Literatura Juvenil com Palmares de Zumbi.
.

O livro possui apenas 192 páginas, mas com uma história gigantesca. Chalub escreveu tão bem que é possível sentir todas as emoções descritas na narrativa. Dandara tem uma importância relevante e a falange feminina é ímpar!
.

Conheciam o livro?