17 novembro 2021

[RESENHA] Clube do Abacate | @marianamt | @lcagcomunicacao | Páginas: 190 | Ano: 2021 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️



Na obra “Clube do Abacate" acompanhamos os irmãos, Juju e Deco, que vivem em uma família mais que perfeita, segundo a inocência infantil de ambos. Juju é a irmã mais velha e muito mimada pela família. Ela não entende o fato de ser tratada diferente por ser mulher, ao contrário do irmão, que não se encaixa no padrão masculino que a “dita sociedade” impõe, como o fato de não gostar de futebol, por exemplo. O rapaz é cobrado sempre pela família para cuidar de sua irmã, carregando esse peso.

"Regra número 2: os integrantes do clube devem estar prontos para proteger e ajudar os outros integrantes sempre que preciso."

O livro “Clube do Abacate" possui uma capa que a primeira vista pode enganar o leitor, pois é uma capa linda e fofa, mas que carrega uma história tensa que fala sobre temáticas como: diferença racial, machismo preconceitos, racismo, desigualdade social e outros.

Mariana Torres escreveu uma história que leva o leitor a refletir sobre a sociedade como um todo, no momento que acompanhamos Juju e Deco. 

"Era uma pena que perdia tanto tempo pensando em controlar o futuro, em vez de aproveitar o presente."

Os personagens são bem construídos, a narrativa ímpar, ambientação tão gostosa que remete a infância de muitos leitores e lições reflexivas importantes.

A obra é fluída, por mais que traga temas mais profundos, a autora deixa o leitor vidrado na narrativa.

"Regra número 5: independente do que acontecer, os integrantes do Clube do Abacate irão se reunir na casa de árvore para a vida toda."

A leitura do “Clube do Abacate” foi realizada coletivamente e organizada
pela @lcagcomunicacao.

Você gostou das temáticas abordadas no livro? Me conta qual foi o seu quote preferido!