02 agosto 2021

[Resenha] Six of crows: sangue e mentiras | @lbardugo | @editoragutenberg | Páginas: 376 | Ano: 2016 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

 

Quando Kaz Brekker é contratado para resgatar um cientista que tem uma fórmula que pode mudar os grishas deixando-os mais fortes, ele sabia que estava se metendo em algo muito importante. Para essa missão impossível, e com uma recompensa indispensável, ele precisaria de uma boa equipe.

Por isso ele convoca, Inej, Jesper, Nina, Matthias e Wylan. Cada um deles tem uma habilidade fundamental para o seu plano.

"Havia apenas seis pessoas, mas mil maneiras de aquele plano insano dar errado.”

Six of Crows foi publicado em 2016 pela Editora Gutenberg e eu não estou acreditando que levei quase seis anos para ler essa obra. Que livro! Que história inacreditável, bem desenvolvida e planejada!

Eu já havia lido quatro livros da autora e esse é o mais completo, o melhor disparado. A autora criou uma história muito bem pensada, com personagens intensos e bem desenvolvidos. Que universo maravilhoso!

“Quando todo mundo acha que você é um monstro, não é preciso perder tempo fazendo monstruosidades.”

Todos os personagens tem a sua história. Eles são tão intrigantes, que eu fiquei apaixonada. Cada um deles me conquistou de uma forma diferente. Que sexteto maravilhoso!

Kaz Brekker tem um passado terrível, que o moldou e o fez ser o homem impiedoso que é. Sua inteligência é assustadora, pois elabora planos e missões inacreditáveis. Ele simplesmente pensa em tudo e em todas as possibilidades.

Inej Ghafa foi afastada de sua família, escravizada e teve uma suposta liberdade ao lado de Kaz. E é com essa nova missão que ela vê a oportunidade de conseguir dinheiro suficiente para seguir sua vida.

Jesper é um ótimo atirador, mas viciado em jogos. E é com esse vício que ele se coloca em várias confusões e dívidas.

Wylan Van Eck é um menino rico que sempre teve tudo, mas em um certo momento saiu de casa e foi viver pelas vielas do Barril. Ninguém sabe ao certo o motivo, mas para Kaz, Wyhan é uma carta na manga e ele pretende usá-lo quando chegar a hora.

Nina Zenik é uma sangradora que trabalhava como espiã até que tudo deu errado e ela conheceu Matthias. Matthias Helvar é drüskelle de Fjerdam, caçador de bruxas, como ele chama os grishas. Após os dois salvarem a vida um do outro, colocam seus medos e preconceitos de lado e acabam se apaixonando. Mas, após um incidente Matthias vai preso e Nina vai parar no Ketterdam, sob a proteção de Kaz.

"Não havia nada nele que não tivesse sido quebrado, que não houvesse se curado da maneira errada, e não havia nada nele que não tivesse ficado mais forte depois de quebrar."

Os capítulos são curtos, em terceira pessoa e narrados pelo ponto de vista de cada um dos seis protagonistas. Temos a visão de todos eles como um grande completamento. Também vemos alguns flashs do passado de cada um.

A história tem muita fluidez e plot twist, pois tudo é inesperado. Quando as coisas estavam indo bem, algo ruim acontecia e vice-versa. É emocionante do começo ao fim. O final é de tirar o fôlego e me deixou desesperada pela continuação.

Eu já estou lendo Crooked Kingdom, em desespero, e logo trarei a resenha para vocês.

Vocês precisam ler essa obra, pois ela é simplesmente completa. É um dos melhores livros de fantasia que eu já realizei a leitura. Apenas esqueçam a trilogia e leiam logo essa duologia!