14 abril 2021

[Resenha] Oito Detetives | Alex Pavesi | @faroeditorial | Páginas: 288 | Ano: 2021



Em "Oito Detetives" conhecemos Grant McAllister, matemático e autor de Os Assassinatos Brancos, a obra deriva de um artigo científico que Grant escreveu na época da faculdade, As Permutações da Ficção Policial. No artigo, ele aponta alguns ingredientes que os romances de assassinatos possuem em comum, assim resultando na escrita do livro citado no início.

Quase trinta anos após o lançamento de Os Assassinatos Brancos, Grant recebe uma proposta de publicar seu livro pela Editora Tipo Sanguíneo e para isso precisa receber a visita de Julia Hart, ela então passa alguns dias na mesma ilha onde o autor vive recluso.

"- Não aprovo finais felizes em histórias policiais. A morte deve ser mostrada como uma tragédia, jamais como outra coisa qualquer."

Julia é uma personagem muito esperta e encontra algumas inconsistências na obra de Grant, sendo assim ela aponta algumas informações nas histórias do autor que parecem confusas. Será que essas inconsistências podem ser pistas de crimes reais?

O livro “Oito detetives” é a estreia do autor Alex Pavesi e possui uma narrativa eletrizante e envolvente. Pois, além de acompanhar as trocas de diálogo entre Grant e Julia, o leitor pode ler os contos do livro Os Assassinatos Brancos e assim analisar as inconsistências juntamente com a editora da Tipo Sanguíneo.

A partir de uma escrita fluida e construção apropriada das histórias, Alex consegue prender o leitor, em vários momentos acontecem cenas marcantes para deixar quem ler esperto com o que pode acontecer no decorrer da narrativa.

"- É isso que diferencia um romance de assassinato de qualquer outra história com uma surpresa no final. As possibilidades são apresentadas para o leitor desde o início. O final apenas recua e aponta para cada uma delas."

Alex foi super inteligente ao escrever um livro dentro de outro livro, pois isso ligado ao fato da narrativa ser surpreendente em vários momentos, faz com que a obra seja instigante.

Já leram "Oito Detetives"?