20 janeiro 2021

[Resenha] Quando eles despertam | Rodrigo Ortiz (org) | Delirium Editora

A antologia “Quando eles despertam” traz 14 contos alucinantes e inspirados no irracional pavor em relação a seres inanimados. Os autores usaram de muita criatividade e mostraram o lado sombrio de cada um. Nesse livro temos um desfile de seres inanimados e sedentos, um ursinho de pelúcia, espantalhos, bonecas, estátuas… e muito susto. Indicadíssimo para os fãs de terror e horror. Você está preparado para ler?

A antologia foi organizada por Rodrigo Ortiz e os contos são: Passe Adiante; Anima Mea; A mansão Baudelaire; O vilarejo; A fábrica de centelhas; Os mamulengos de Santa Amélia; Für Elise; Teddy bear; 4D4E; Catarina; Rejeição; A caixa-surpresa; Little mommy e Mysticum: o vitral da boneca enforcada.

Todos os contos são densos e macabros a sua maneira. Qualquer pessoa pode ser o alvo dos seres inanimados e eles estão sedentos. A obra apresenta pitadas de realismo mágico. As ilustrações estão maravilhosamente assustadoras e a narrativa impecável.

“Com um movimento preciso, Jean empurrou o corpo da moça até o espelho e golpeou a cabeça dela contra o objeto incontáveis vezes. A jovem, sem nenhuma condição de resistir, se entregou. O corpo dela escorregou pela parede escarlate no exato momento em que a caixinha tocou sua última nota.”

Os contos estão muito bem escritos e foi difícil escolher qual mais gostei, porém “Catarina” do escritor Raphael Miguel me tocou por toda a sua construção textual. O terror psicológico estava presente a todo o momento, singular!

“Era a quarta vez que passava o período noturno em claro, um novo elemento assombrava a mente do rapaz: a imagem de Catarina pálida, linda, com uma marca no pescoço e imóvel como uma boneca deitada no caixão. Aquilo era um misto doentio de sensações. Apesar de macabra, a cena era bela.”

Como muitos devem saber, eu amo esse gênero literário, quanto mais sangrento e aterrorizante melhor. Indico para os amantes de terror/horror e se você tem automatonofobia (medo de bonecos, ventríloquos, estátuas de cera e criaturas animadas), corra!