22 janeiro 2021

[Resenha] Tempo de Reacender Estrelas | Virginie Grimaldi | Editora Gutenberg | Páginas 283 | Ano: 2020


Com 37 anos, Anna, uma mulher separada e mãe de duas adolescentes, trabalha arduamente para pagar as contas. Quando é demitida, ela se vê perdida e sem chão, e é nesse momento em que ela percebe que não sabe o que se passa na vida das filhas.


Quando os diretores dos colégios a chamam para conversar, dizendo que sua filha mais velha Chloé, não está frequentando a escola há semanas; e sua filha mais nova Lily está sofrendo bullying, Anna tem a certeza de que precisa fazer algo por suas filhas. Em um impulso, ela arruma as malas, pega um motorhome emprestado e segue viagem com as filhas para ver a aurora boreal, com a esperança de que o relacionamento com as meninas melhorem.

"Sinto que elas precisam de mim, mas não sei como ajudar. Se pudesse seguir meu coração, largaria tudo e iria para longe daqui!"

O livro tem pequenos capítulos, narrados pelos três personagens, porém os capítulos da Lily são contados através de seu diário e os de Chloé pelo seu blog. Mas cada ponto de vista se completa e descreve o relacionamento de mãe e filhas.

"Sinto falta da época em que não sabia de nada, da bolha de felicidade em que meu pai e minha mãe me protegia."

Eu estava precisando muito de uma leitura como essa. “Tempo de Reacender Estrelas” é aquele livro que te deixa feliz, emocionado e te faz pensar sobre a vida. Te faz refletir, também, sobre o quanto é bom e necessário estar do lado de quem se ama, e sobre a importância da família.

Na viagem, elas conhecem lugares e pessoas incríveis, que vão ajudá-las no processo de autoconhecimento e aproximação da família, que está desestruturada. Cada personagem secundário tem a sua importância e passa pela história deixando uma mensagem. Eu fiquei apaixonada por todos os personagens desse livro, e agora eu estou arrependida de ter lido esse livro tão rápido. Gostaria de ter aproveitado mais cada página.

Além do bullying, a história também fala sobre agressão física, mental e autismo. A autora soube tratar esses temas pesados com bastante leveza e isso foi algo que eu gostei bastante. Uma obra linda e cheia de lições!