19 janeiro 2021

[Resenha] O plano perfeito para dar errado | Cameron Lund | Faro Editorial

 

A obra “O plano perfeito para dar errado” conta a história de Keely, pois quando a sua última amiga virgem tem sua primeira relação, a moça repensa sua vida e não quer o estigma de ser a única virgem da turma. Ela deseja que a sua primeira vez seja com alguém especial e confiável. Após pensar muito, Keely, resolve que nada melhor para mudar o seu “status” do que se entregar para o seu melhor amigo Andrew. Caro leitor, será que esse plano dará certo?

A escritora Cameron é uma autora YA, cantora e compositora. Original de New Hampshire, ela se mudou para estudar Cinema na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, e permanece no oeste desde então. Seu amor por viagens a levou a mais de 25 países, e não há nada que ela ame do que em uma aventura em algum lugar, de preferência com vista para uma cachoeira. Eu concordo com a mensagem que está na capa dizendo que os fãs de Meg Cabot e Jenny Han irão adorar a obra, pois a narrativa é leve, descontraída e fluída.

Nós nos dirigimos até a mesa para deixar nossas bolsas e depois agarrar os rapazes, arrastando o resto deles para a pista. A música é animada e alegre e, apesar de tudo o que está acontecendo, o fato de que todos no círculo devem estar chateados com outra pessoa, nada disso importa. Essa pode ser a última vez que estamos todos juntos, um grupo grande e problemático, e creio que todos nós sentimos a força do tempo neste instante.”

O livro me lembrou dos filmes que assistia nos anos 90, com muitos jovens no auge da explosão hormonal, conflitos, dúvidas, ciúmes, amizade, festas, sexo e escolhas, mas nem sempre com as decisões corretas.

“Há uma pausa, e fico olhando para o “...” na tela, que significa que ele ainda está digitando, tentando acalmar meu coração acelerado. Salvo o número dele na minha lista de contatos como James Dean, sorrindo estupidamente.”


Todos os personagens são importantes na obra, mas Andrew e Keely são os meus preferidos. Em cada capítulo ficamos esperando novos acontecimentos e por ser uma narrativa atual as temáticas abordadas são importantes na vida de qualquer adolescente.

“Dean e eu nos acomodamos em um sofá junto de Cody. Nós três, inclinados para frente, olhamos fixamente para a tela, tentando vencer. Danielle é a única que não está jogando. Ela preferiu ficar deitada no sofá de dois assentos, com as pernas no colo de Andrew.”

Portanto, eu indico a obra para todos os que gostam de um romance clichê e que fala sobre as escolhas que planejamos, pois nem sempre o plano dito perfeito de que fato é.