16 janeiro 2021

[Resenha por @folhadepolen] Quinze Dias | Vitor Martins | Globo Alt | Páginas: 208 | Ano: 2017


Felipe está contando os segundos para as férias, momento em que poderá maratonar suas séries e ler seus livros, além de ficar longe dos comentários maldosos sobre seu corpo. Sim, Felipe é um adolescente obeso que sofre na escola por causa disso.


"Eu sou pesado, ocupo espaço e as pessoas me olham torto na rua."

O último dia de aula finalmente termina e Felipe chega todo animado em casa, até receber a notícia da mãe que o vizinho do 57 vai ficar 15 dias com eles, um belo banho de água fria pro Lipe, por dois motivos: 1) em casa ele não precisaria se preocupar com o corpo e em como as roupas estariam nele; e 2) o vizinho do 57 (Caio) é o crush dele, ou seja, passar quinze dias com o crush? Loucura.

O problema que vem com essa pequena hospedagem é que Felipe com todas suas neuras e insegurança não consegue conversar com Caio, pois tem vergonha. Mas sua terapeuta acaba dando um pequeno empurrão e Lipe aos poucos vai se soltando.

"Acho que eu sempre me mantive tão ocupado tentando não ficar mal, que eu acabei esquecendo de tentar ficar bem. - Felipe."

Essa é uma história que beira a realidade, pois assim como Felipe, muitos jovens passam pelo que ele passou e também possuem várias inseguranças. Além de que a narrativa é tão cativante que acabei devorando esse livro de tão fascinado que estava.

Os personagens são construídos de uma forma única, até boa parte da leitura pensamos que somente Felipe tinha insegurança, mas acabamos descobrindo que não é bem assim, Caio com toda sua beleza também possui seus problemas. Os dois são gays, Lipe sofre por ser gordo e Caio por sua orientação. Os dois conseguem, através da conversa, desvendar o outro de uma forma super fofa e dolorosa (ou seria dolorida?).

"- Não se apaixone por uma pessoa que não faça com que você se sinta lindo. Não tô falando que o cara precisa te dizer o tempo todo que você é perfeito e maravilhoso. Não é isso. Mas quando você se sente lindo só de estar perto da pessoa, aí, filho, é muito mais fácil." - Tia Rita (mãe de Felipe).

Uma história emocionante, que fala sobre temáticas super importantes e que traz personagens reais. Então, não poderia deixar de recomendar um livro tão bom como esse do Vitor Martins. Leiam!