26 janeiro 2021

[Resenha] Carrie - A Estranha | Stephen King | Editora Suma | Páginas: 200 | Ano: 2013


Quando menstrua pela primeira vez, Carrie White percebe que sua mãe mentia e lhe escondia várias coisas. Fanática religiosa, Margareth White, acredita que só menstrua quem é pecadora; e agora ela tem a confirmação de que Carrie é demoníaca.

Devido a sua criação, Carrie, é um pouco "estranha" e muito inocente. O que é um prato cheio para os colegas da escola, a maltratarem.

Quando é convidada para o baile, algo que ela nunca imaginou ser possível, Carrie começa a se opor contra a mãe e pensa em mudar, começar a viver como uma garota normal. Mas, as coisas não saem como ela imaginava. Algo horrível acontece no baile, o que dá fim aos seus sonhos.

"Sangue de porco para uma porca."

"Não quero brigar com a senhora, mamãe. Só quero que me deixe viver a minha vida… Eu não gosto da sua."

Comecei a leitura com muito pé atrás. Como a história é muito conhecida, li vários comentários negativos, inclusive de pessoas próximas, falando que o livro era chato; que não era uma das boas obras do autor. Agora, me sinto feliz de ter tirado as minhas próprias conclusões, pois amei essa leitura.

O livro é separado em três partes e a narrativa é pausada a todo momento para inserir trechos de livros que foram publicados sobre o caso, e entrevistas com os sobreviventes. No começo pode parecer confuso, mas se pensar que a narrativa segue a linha de um documentário, talvez possa te ajudar.

A história é bem diferente do que eu lembrava do filme. Eu gostei muito mais do livro, ele é intenso demais. Consegui entender a Carrie, percebi que o que acontece é mais do que uma adolescente se vingando de todos que lhe fizeram mal. É mais complexo do que parece.
Eu gostei da Carrie, me senti triste e frustrada por ela passar por tanta coisa ruim.

A história foca bastante no sofrimento da personagem, na vida ruim que ela leva. Em casa, ela é maltratada pela mãe, Margareth, que é uma fanática religiosa; e na escola ela sofre bullying de todos. E até mesmo aqueles que não o fazem, pecam pela omissão. É uma vida muito, muito difícil e que não espanta a ninguém o final que teve.
Essa foi uma das melhores leituras que tive e só veio para comprovar que Stephen King é um dos melhores autores que eu tive o prazer de ler. Espero que todos tenham a oportunidade de ler esse livro e sofrer junto com a Carrie.

"... o Diabo baixou em Chamberlain…"

Stephen Edwin King é um escritor norte-americano, conhecido por seus livros do gênero de horror/terror que foram traduzidos para mais de 40 idiomas e muitos foram para as telas do cinema, como por exemplo, "À Espera de um Milagre", "Conta Comigo", "Um Sonho de Liberdade", "O Iluminado" e outros.