12 janeiro 2020

[Resenha] The Girl From Everywhere - O Mapa do Tempo (#1) | Heidi Heilig | Editora Morro Branco



A bordo do Temptation, Nix e seu pai Slate viajam no tempo, para qualquer lugar ou época que desejarem. Tudo o que eles precisam para as suas aventuras é de um mapa detalhado. Ao longo das viagens eles conhecem lugares incríveis e fazem amizades que nunca poderiam fazer devido à época que os separa. Porém, cada viagem tem um único objetivo, nada é feito por acaso. Slate viaja no tempo a procura do mapa de 1868; que o levará para Honolulu, no ano exato em que sua filha nasceu e sua esposa faleceu. A única coisa que ele deseja é reencontrar sua amada mais uma vez e para isso ele é capaz de sacrificar qualquer coisa.

“The Girl From Everywhere” é uma deliciosa aventura, recheada de informações sobre mitologia e cultura havaiana. Diante de cada descrição das paisagens eu fiquei imaginando como Honolulu deve ser maravilhosa.

Os personagens são incríveis, cada um com sua particularidade. Mas Nix e Kashmir são os que mais me conquistaram. Nix é a típica personagem forte que sempre pensa em agir da forma correta. Ela está sempre debatendo com o seu pai e os tripulantes do navio sobre os seus métodos de atuação nas missões. Kashmir é aquele tipo de personagem que te encanta, esse esperto ladrão, sabe sempre o que fazer e como agir em todas as situações. Esses dois fizeram eu me apaixonar pela história, pelos diálogos e formam uma bela dupla.

"Abri a boca e fechei em seguida. Na mitologia sânscrita, dizem que o sopro é a vida, e eu não queria dar vida aos meus medos."

O que eu mais gostei na obra é a reflexão que ela nos dá. O que vocês fariam pelo amor da sua vida? Vale a pena sacrificar tudo por uma única pessoa? Na obra não sabemos o que acontece quando se mexe no passado e então ficamos tão angustiados quanto Nix diante das consequências.

O que eu posso falar é que acho Slate um pai negligente, pois não entendo ele querer ser um bom pai, apenas depois de voltar ao passado. Ele poderia fazer isso já no presente. Eu não o julgo por correr atrás de uma chance de trazer sua esposa de volta à vida. Você leitor não faria o mesmo? Pense em alguém que você perdeu e se tivesse a chance não voltaria no tempo? Não arriscaria tudo? Pois, eu sim. Quando se ama de verdade você faria tudo por essa pessoa.

A obra é ótima! Fazia tempo que eu não lia uma boa fantasia e essa excedeu as minhas expectativas. O livro é uma duologia, já quero logo poder ler essa continuação e concluir essa maravilhosa aventura.

Heilig cresceu no Havaí, onde cavalgava cavalos e criava pavões. Após saber dessa informação fez todo sentindo a história se passar em Honolulu. A autora tem outras obras publicadas e pode ter certeza que eu as lerei.

Se você pudesse viajar no tempo para qual lugar iria?