12 novembro 2018

[Resenha] Leonardo da Vinci e os sete crimes de Roma | Guillaume Prévost




“Leonardo da Vinci e os sete crimes de Roma” abrange crimes que abalam Roma e os mistérios que poderão ser desvendados com a ajuda do mestre Leonardo e do estudante de medicina Guido Sinibaldi.


A obra é um thriller eletrizante que perpassa por vários pontos como a biblioteca do Vaticano e as ruínas antigas. O assassino frio e cruel é dotado de uma grande inteligência e ao matar deixa pistas junto às vítimas. Um jogo perigoso que da Vinci e Guido desejam jogar e encontrar o criminoso quando completarem todo o quebra-cabeça. 


“Pelo contrário, a cidade voltou a fervilhar com os rumores mais insensatos, especialmente no que tangia às mutilações sofridas pelos cadáveres. Falou-se muito em canibalismo - palavra recente, que devia sua fama aos povos selvagens do Caribe -, de missas negras e de bruxaria. Várias inscrições com as palavras “Eum qui peccat, Deus castigat” floresceram aqui e ali nos muros da cidade”.


Prévost cria a história de uma forma bem interessante e por várias vezes me senti em Roma, diante dos mais variados monumentos e dentro do próprio Vaticano com todo o mistério envolto no ar. Ele ainda expõe as obras de Leonardo, pintores referências, medicina, papado, biblioteca Vaticana, autopsia, invenções, conhecimentos diversos e arquitetônicos de toda Roma.


O livro possui uma ilustração de Jacques Durvie retratando os sete crimes de uma forma bem inusitada e que foi de extrema importância para Guido entender todos os crimes e quais os próximos assassinatos ocorreria durante os próximos dias.


“O mais inquietante, no entanto, provinha do resto da gravura: aqueles membros amputados, aquele corpo jogado num buraco, aquele outro, enforcado dentro de um sino, o terceiro, estendido aos pés de uma árvore, o personagem gordo, parcialmente despido e trespassado por uma flecha... Aquele desenho maléfico era mais do que uma ameaça: o macabro programa dos crimes por vir”.


Em suma, a obra é bem detalhada e mostra que a teoria ligada à prática pode levar a perfeição. A união de Leonardo da Vinci e Guido Sinibaldi tornou o suspense e o ar de mistério totalmente intrigante. Em alguns momentos o autor nos leva a pensar que o culpado era o próprio da Vinci. E se de fato for? Leiam e descubram os segredos do Vaticano que pode colocar todo o Papado no chão, inclusive Roma.


Indico o livro para todos os amantes de suspense e thrillers, pois a narrativa é rica, os detalhes das construções e dos personagens como um todo. O mestre da Vinci com toda sua sabedoria e humildade deixa a obra leve.