24 novembro 2018

[Resenha] Capacetinho Vermelho | Lilia Rodrigues | Lura Editorial




Capacetinho Vermelho encantava as pessoas de onde mora, pois anda sempre de vermelho em sua moto vermelha pela cidade. Apesar de saber das leis sobre segurança nas vias, a jovem Capacetinho decide abrir uma exceção! O que custa levar um amigo na garupa? Uma vez não causará problemas, não é mesmo?

A corrida seria rápida. Só que o problema não estava em dar carona ou no curto espaço do trajeto e sim na falta de proteção! Lobato (amigo) estava sem capacete e não se importou nenhum pouco, e inclusive insistiu em ir mesmo sem a devida proteção.

Querem saber o pretexto? Ele era neto do Coronel Lobato Jeitinho Brasileiro da Silva. Qualquer coisa o seu avô daria um jeito para à Capacetinho e assim eles seguiriam normalmente.

Lobato tem lábia para dar e vender, infelizmente seu final não é um dos melhores e sofre as consequências de seus atos. E a amiga aprende a lição da pior maneira possível.

A moral da história se reflete nos dias em que vivemos e a crítica social na obra é muito clara. Nós temos o pensamento de dar sempre um jeitinho, entretanto, nem sempre conseguimos o que se é esperado. O caminho pode se tornar uma via sem volta!

O livro tem uma linda diagramação, uma história super bonitinha e bem escrita. A obra leva as crianças e adolescentes compreenderem que as regras precisam de obediência e que quando lidamos com a vida não cabe o famoso “jeitinho brasileiro”. Recomendo a leitura!









O que você acha do “jeitinho brasileiro”?