14 fevereiro 2024

[RESENHA] Meu irmão caçula | JeanLouis Tripp | @editoranemo | Tradução: Renata Silveira | Páginas: 344 | Ano: 2023 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Você já jogou Cadeirabol? Uma brincadeira marcante e divertida, porém que ficou na memória do protagonista que perdeu o irmão Gilles. O menino foi atropelado gravemente e m0rr3u horas depois no hospital. JeanLouis embarca em um profundo luto e deixa que a culpa o acompanhe.

“Ninguém morre em plenas férias de verão aos 11 anos e meio. Eu só esperava que não houvesse sequelas… Ou ao menos nenhuma muito grave…”

Só quem já viveu a dor do luto sentida na alma é capaz de compreender a profundidade dos sentimentos do JeanLouis. Os fiscais do luto jamais entenderão!

Eu li algumas críticas sobre as ilustrações estarem pesadas, sombrias e frias. Poderia ser diferente? Estamos falando de luto e não sobre o Circo… Os traços e cores estão ideias para a expressar a realidade dos fatos e a Nemo arrasou na diagramação.

A Graphic Novel é uma ótima autobiografia com temáticas profundas como: luto; relações familiares; morosidade da justiça; sentimento de culpa; direção perigosa e como o tempo é necessário para o processo da cura.

“Pensávamos que nunca sairíamos do abismo, mas aos poucos, sem que percebêssemos, isso mudou. Daí um dia notamos, com surpresa, que havia muito não pensávamos no assunto.”

Por fim, eu super indico o quadrinho para todos os tipos de leitores e para que você leitor brinque mais vezes de Cadeirabol. Viva intensamente o AGORA!