Inusitada! Essa é a definição que encontrei para a Graphic Novel “Mônica”. Ela é uma série de narrativas interconectadas sobre a vida da protagonista, que dá nome ao quadrinho.
Encontramos na narrativa o jeito clowesiano de ser, pois ele mistura vários gêneros e passagens temporais. Se eu gostei? A construção da HQ está incrível, com traços precisos e diálogos emocionantes.
O quadrinho está dividido em nove capítulos: Trincheira; Pretty Penny; O fulgor infernal; Demônica; O incidente; Sucesso; A abertura o caminho; Krugg e Juízo final. Foi espetacular acompanhar Mônica em quase todos os capítulos e por temáticas como gu3rra, relações familiares, empreendimentos, romance, terror, thriller e outros.
“Há uns quinze anos, fundei uma empresa minúscula que teve um sucesso desembestado, tanto que, semanas atrás, vendi tudo para uma rede de varejo de Dallas por mais grana que uma menina que nem eu teria como imaginar.”
Eu já li todos os quadrinhos do Daniel Clowes publicados pela Nemo e confesso que esse foi o meu preferido, pois senti emoção, maturidade na narrativa e nos traços. Clowes é um dos mestres dos quadrinhos!
Vocês gostam de quadrinhos? Conheciam Daniel Clowes?