12 setembro 2023

[RESENHA] A escola de aventureiros: o labirinto de cogumelos | Ben Costa & James Parks | Tradução: Adriana Krainski | @editorafarooficial |Páginas: 256 | Ano: 2023



A obra infantojuvenil “A escola de aventureiros” é uma fantasia que nos apresenta o diário de aventuras do personagem Coop Cooperson. Ele é o único ser humano na Escola de Aventureiros, que é um lugar onde ensinam como ser um explorador na Terra de Eem, um mundo povoado por criaturas e monstros de diferentes espécies, cheio de labirintos, confusões e quem sabe até um pouco de magia. Podemos esperar muita diversão, né?

“— Eu quero aventuras. Quero mistérios. Quero procurar relíquias perdidas! E fazer contato com criaturas incríveis pela primeira vez! Quero descobrir ruínas antigas que guardam segredos do passado!”

Os personagens são hilários e o meu preferido é Oggie (melhor amigo de Coop). Ele é um bicho-papão que corre ofegante e têm olhos esbugalhados. As ilustrações estão engraçadas e ajuda a nossa visualização de toda narrativa. Elas são especiais!

“Mas, pra ser sincero, tem sido um pouquinho difícil se adaptar à vida debaixo da terra sendo o único humano da escola. Eu estou acostumado ao ar fresco, à grama alta, ao barulho dos rios correndo, mas acho que se você trocar ar fresco por peido com cheiro de ovo embolorado, grama alta por pedras pontudas e o barulho dos rios correndo pelo ruído de poças de meleca borbulhando, é quase a mesma coisa.”

Coop têm quinze irmãos (não se assustem, hehe) e os nomes de quase todos engraçados. São eles: Kip, Chip, Flip, Candy, Tandy, Randy, Kate, Kat, Kit, Hoop, Hilda, Mike, Mick, Mary e Donovan. Ele também tem um bode de estimação chamado Walter.

A magia da história, os personagens, as ilustrações e a ambientação encantam o leitor. Acompanhar as confusões e aventuras dessa turminha é muito show.

Já estou aguardando o segundo volume da série e imaginando o que Coop, Oggie, Mindy e os outros monstrinhos irão aprontar!