10 agosto 2023

[RESENHA] Outro tipo de felizes para sempre | @luciejadams | @editorafarooficial | Tradução: Fernando Silva | Páginas: 288 | Ano: 2023



Quais tipos de finais felizes podemos ter? Na obra “Outro tipo de felizes para sempre” conhecemos a frustrada Bella Marble. Ela deseja ser escritora, mas só conseguiu arranjar emprego como recepcionista em uma editora. Seus pais estão se divorciando, sua melhor amiga está de casamento marcado (irá mudar de cidade) e a moça também busca por um final feliz ao lado de um príncipe encantado. Acho que está mais fácil ela encontrar um sapo. Não é mesmo?

“Além disso, ninguém aceitava um encontro comigo havia meses. Então, assumi a liderança.”

O livro é bem gostoso para passar o tempo ou sair da famosa “ressaca literária”, porém sendo muito sincera a protagonista é um poço de enjoamento, hehe! Bella tem 29 anos e as suas atitudes são de adolescente. Totalmente imatura, pois ela se vitimiza por tudo, se acha a última ovelha abandonada pelo pastor e é bastante egocêntrica.

Marty é um personagem incrível e que sentimos vontade de colocá-lo no potinho de amor eterno.

“Sozinha em casa, abro uma garrafa para comemorar meu fracasso e minha desgraça. Sem ninguém para compartilhar ou (mais precisamente) me julgar, ela acaba bem rápido.”

Podemos refletir com a obra sobre a forma de encarar o mundo, sobre as amizades, sobre a real importância da felicidade, o ato de pedir desculpas e como o amadurecimento é necessário para encontrarmos aquela estrela brilhante chamada amor próprio.

Eu achei super interessante as referências aos contos de fadas e a parte que o conto que Bella escreveu viralizou. O livro é narrado por ela e como o meu ranço foi ativado desde o começo, acho que ela coloca uma pitada dramática a mais.

Tirando a chatice da Bella, o livro emociona, rende boas risadas, aprendemos com ele e a leitura flui rapidamente.

Por fim, não é só ficar aguardando o emprego dos sonhos ou o príncipe encantado no cavalo branco, para ser feliz para sempre, pois a felicidade está no encontro das pequenas coisas e no principal que é o ser feliz com o seu próprio eu.

Já conheciam a obra? O que acharam da protagonista Bella?