22 maio 2023

[RESENHA] Um desejo para nós dois | @authortilliecole | @planetadelivrosbrasil | Selo: Outro Planeta | Tradução: Flávia Souto | Páginas: 416 | Ano: 2023 | Indicação: 14+ | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


O amor pode curar as dores da alma? Na obra “Um desejo para nós dois” iremos conhecer Bonnie e Cromwell. Bonnie Farraday vive pela música, é compositora e guarda um segredo que a deixa triste. Cromwell Dean é um famoso DJ em ascensão, porém no seu íntimo vive na escuridão. O rapaz tem sinestesia (condição neurológica que interpreta, de diferentes formas os sentidos). Exemplos de sinestesia: sentir o sabor dos objetos, ver cores para músicas, sentir cheiros para frases e sentir texturas em instrumentos musicais. Como será que essa sinfonia irá funcionar entre eles?


“ — Ouvi dizer que você era uma espécie de messias naquela mesa. Mas sua música só tinha batidas sintéticas e estouros repetitivos e forçados de andamento não original.”

Eu já sei que a escritora Tillie Cole tem o poder de emocionar e de deixar o coração do leitor quebrado em mil pedaços, porém não imaginava o tamanho da proporção. Que mulher incrível! Obrigada Planeta de Livros por relançar a obra com uma capa maravilhosa e que representa os personagens com singularidade!

Eu confesso que inicialmente o ranço pelo personagem Cromwell Dean foi ativado com sucesso, pois as atitudes dele representava tudo que não gosto. Dean foi me conquistando lentamente e ganhou o meu coração todinho.

Já a protagonista Bonnie é o próprio sinônimo de doçura e luz. Ela possui uma sensibilidade ímpar, inteligente e transforma música em poesia. Mesmo diante de um problema grave, a moça é uma guerreira. Sua luz interna se apagará? Alguns acontecimentos irão abalar os leitores e os mais sensíveis não segurarão as lágrimas.

“Foi como se um vento forte batesse dentro do quarto. Eu não conseguia respirar. Meu peito ficou apertado, tão apertado que senti meus músculos se rasgando.”

Cole trouxe temáticas importantes como vicio, superação, luto, trauma, amizade, amor, música e empatia. Ter o pensamento positivo é um dos pontos de reflexão do livro.

“Parei perto da porta e fechei os olhos. Um sorriso se formou em meus lábios. Era sempre a mesma coisa. Toda vez que eu ouvia música, algo acontecia dentro de mim. A música sempre se infiltrava em mim como garoa em um dia frio. Dava pra sentir nos ossos."⁣

Por fim, super indico a leitura e que o desejo para nós seja tão colorido como a música foi para os personagens!