13 março 2023

[RESENHA] Um cão caramelo e outros contos | @patriciaosandon | @testaverdebr | Ilustração: @sapailustra | Páginas: 232 | Ano: 2022 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ | Indicação: 14+



A coletânea de contos “Um cão caramelo e outros contos” nos apresenta nove histórias com narrativas emocionantes, temáticas fortes e que mostra os personagens como são. Os contos são independentes, podendo ser lidos em qualquer ordem, porém o derradeiro conto, os autores recomendam que seja lido por último. Pedido interessante, né?

Patrícia Osandón e Diogo Silva criaram narrativas fluidas, que conectam os mais profundos sentimentos e com personagens singulares. Também não posso deixar de citar o humor presente nos contos, pois ele quebra a acidez de alguns temas densos.

Os títulos dos contos são: Um cão caramelo; Um diário para Amendoim; Encontro Marcado; Amarelo pequi; O passeio; A assistente; O Barba Loira; A vovó tem um peguete e 50 tons de amarelo. Os contos não são apenas ligados pela força de uma cor e sim pelo sentimento profundo do amor.

O leitor pode realizar a leitura ouvindo uma playlist no Spotify. Basta apontar a câmera do celular ou tablet para o QR Code disponível na obra.

Eu gostei da construção de todos os contos, porém três me tocaram em lugares especiais. O primeiro foi “Um cão caramelo” que mostra como um cachorro de rua conquista o caminhoneiro Juvenal e nos emocionamos com a pureza do amor entre eles. A adoção de pets é algo ímpar!

A segunda história que quase me arrancou lágrimas foi “Um diário para Amendoim”, pois eu escrevi um diário para minha cachorra Mel e revisitar momentos foi extremamente saudoso. Não é fácil quando amamos um animal de estimação e o perdemos. O luto é o mesmo que sentimos pelos humanos.

O terceiro conto que aqueceu o meu coração foi “50 tons de amarelo”, pois achei genial o autor conversar com os personagens, a interação entre eles e os diálogos divertidos. Ele completa todos os outros contos com uma energia incrível.

“Juvenal olhou para o cachorro e notou o tamanho do desespero com que o animal comia, engolindo, vorazmente, cada grão de arroz e de feijão, cada fiapo de carne, tudo misturado e embebido em um molho meio amarelado.”

As ilustrações/capa foram feitas por Anna Luiza de Oliveira Campos e retratam cada conto com maestria.⁣

Por fim, indico o livro para todos os tipos de leitores, (amantes de pets, incrédulos, amorosos, tristes e felizes). Que a luz do amarelo te toque, te energize e transforme os seus dias nublados em ensolarados. Esse é o poder do Cão caramelo!