10 março 2023

[RESENHA] Maya e a fera | @maya | @planetadelivrosbrasil |Selo: Outro Planeta | Ilustração: Ramona Kaulitzki | Tradução: Karina Barbosa dos Santos | Páginas: 48 | Ano: 2022 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️



O livro infantojuvenil “Maya e a fera” é um conto de fadas inspirado na história da surfista profissional Maya Gabeira. A nossa personagem Maya é tímida e de aparência frágil, porém quando está na água, a menina se torna a própria fortaleza. Todos os habitantes do vilarejo chamado Nazaré temem a Fera. Você imagina a Fera um animal perigoso ou um grande monstro assustador? Ledo engano, leitor! A Fera é uma onda feita de água e em certos dias, no inverno, ela chega a ser mais alta que um prédio de sete andares ou mais alta que o Cristo Redentor. Quando a onda quebra, ela faz um som alto e bem assustador. Vocês estão prontos para conhecer melhor essa Fera?

Maya Gabeira é surfista profissional, resiliente, corajosa, defensora da recuperação/proteção dos oceanos e um orgulho para os brasileiros, pois encarou ondas gigantes e quebrou recordes. Em 2018, ela entrou para o Guinness World Records pela maior onda surfada por uma mulher e bateu o próprio recorde em 2020, com uma onda de 22,4 metros. A maior onda surfada por qualquer pessoa (homem ou mulher) do ano em questão.

A nossa protagonista Maya tem asma e por não respirar bem, ela não brinca na rua com suas amigas. Frágil e assustada leva o seu remédio para todo lugar. Apesar da saúde frágil, Maya ama praticar esportes, dançar, fazer ginástica e principalmente nadar. Ela se sente livre estando dentro da água. Desde pequena escuta sobre os perigos de chegar perto da Fera, porém Maya saiu em busca de aventuras.

“A força das ondas, o som que elas faziam ao se quebrarem contra as rochas, seus tons de azul, a água respingando…Ela ficou fascinada.”

A pequena aventureira contou ao seu pai sobre o seu amor pelo surfe e ele a presenteou com uma prancha de surfe rosa. Ouviu de alguns rapazes que surfe não era esporte para meninas por ser perigoso.

Maya transformou sua fraqueza em seu ponto forte, se tornou resiliente, determinada, corajosa e extremamente feliz.

A nossa surfista foi atrás dos seus sonhos ao conseguir surfar na maior onda do mundo. Aqui Maya protagonista se encontra com a surfista Maya Gabeira, em uma única história. Uma linda história inspiradora, motivadora e que transforma oportunidades em realidade!⁣⁣

Eu indico a leitura dessa obra para todas as pessoas, pois mesmo sendo infantojuvenil, ela nos permite sonhar, lutar pelos nossos objetivos e mostrar para todas as meninas que elas precisam de incentivos e não de questionamentos. Dome a fera dentro de você e trilhe o caminho do sucesso!