27 fevereiro 2023

[RESENHA] Escritos poetizados | @sophiabicudo | @primeiro__capitulo | @atlanticogrupoeditorial | Páginas: 90 | Ano: 2022



A obra “Escritos poetizados” nos apresenta um mergulho intenso por poesias que percorrem três temporalidades da transformação menina-mulher.

Sophia Bicudo é apaixonada pela arte do escrever, nasceu na cidade de São Paulo, porém foi criada por seus pais, junto de sua irmã, majoritariamente no interior do estado de São Paulo. Tendo estudado, ao longo de sua juventude, em sete escolas, conheceu distintas realidades que lhe imprimiram memórias e reflexões indeléveis, contribuindo profundamente na sua produção artística. Atualmente cursa psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo, e tem seu poema “Confinamento final” publicado pela editora persona na “Coletânea de poemas feministas Bertha Lutz”.

O livro foi ilustrado por VicBicudo e as ilustrações ficaram bem harmônicas com as poesias. Um trabalho ímpar!

Bicudo escreve de forma fluida, emocionante, primorosa, com um português muito bem empregado e que acalenta o coração.

“Regada pelas águas de teu bem-querer, imersa perduro em respeitoso enlace. E banhada em permanente imo-Sol, floresço. Assim, viva em perenal luz tua cuido que apenas se pões para (re)nascer outra, Lua.”

Sophia abre a obra com uma carta por nome “Cara Vita” e propõe ouvi-la ao som de “As quatro estações”, de Vivaldi. As considerações abordadas nessa carta estão bem convidativas.

“Par da música, valsa ao compasso do meditar. Audíveis passos dando ao musicado cogitar que, ressuscitando, pare Bailando concebe a Felicidade para Música nomeá-la.”

Por fim, indico a leitura para todos os leitores que desejam a leveza de textos reflexivos com uma jornada pelo próprio íntimo através das poesias.