12 abril 2022

[INDICAÇÃO] Litoral Noir | Ricardo Bernhard | @editoramadreperola | Páginas: 240 | Ano: 2021



Boa noite, amores! Tudo bem? A minha indicação de leitura hoje é a obra “Litoral Noir” do escritor Ricardo Bernhard.

Bernhard possui uma escrita madura, densa e com o português formal muito bem empregado.

Sinopse:

Pedro tivera uma vida cheia de acontecimentos: de assessor da Prefeitura de Santo Trio, alcança o maior cargo municipal, como prefeito da mesma cidade. Algo interfere drasticamente nessa sua realidade, e agora ele vive uma pacata rotina como comerciante em Cartagena das Índias, na Colômbia. Mesmo distante do Brasil propositalmente, querendo deixar para trás o passado, um misterioso homem aparece e faz relembrar da tragédia envolvendo sua cidade. O ex-prefeito de Santo Trio precisará estar frente a frente com o misterioso homem para decidir quais serão os próximos caminhos de sua jornada; se conseguirá permanecer distante do Brasil, ou se o Brasil irá até ele, na forma de um antigo conhecido. O livro está dividido em quatro capítulos e transita entre o presente narrado e flashbacks.

—🖤—

“O certo é que um homem que tem medo de um pivete não pode ser o mesmo homem que toma decisões corajosas sobre o futuro de uma cidade, indo contra pressões políticas e indo contra o poder corporativo. Alguém manda na caneta do prefeito, e a questão é descobrir quem é.”

“Quando a claridade da manhã começou a filtrar-se através da cortina puída do meu quartinho de pousada, tingindo-o de irreais tons gelados, eu descobri que a minha decisão já havia sido tomada. Descobri isso como se não fosse eu quem a tivesse tomado.”

Ricardo Bernhard nasceu no Rio de Janeiro e é Bacharel em Direito pela UFRJ. ingressou na carreira diplomática em 2009. Trabalha hoje na área de direitos humanos, no Itamaraty, em Brasília.

Por fim, a obra é ótima para quem gosta da temática “noir” e da profundidade da narrativa construída pelo autor. Pedro é um personagem interessante, mas devido as pressões externas, conflito de interesse, jogos de poder, traições, política, e repleta amargura vive na escuridão.

Leiam e conheçam Pedro dentro do seu mar de dúvidas e anseios.