27 março 2022

[RESENHA] Fat Chance: A vez de Charlie Vega | @crystalwrote | @editoragutenberg | Páginas: 336 | Ano: 2022 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️



A obra “Fat chance” conta a história da jovem Charlie Vega. Ela é uma moça inteligente, criativa, decidida, amiga, ambiciosa e gorda. E por ser gorda, Vega, não consegue enxergar o tamanho de sua potencialidade. Também, quem consegue se achar o máximo sofrendo bullying, ouvindo comentários gordofóbicos da própria mãe e tendo como referência de beleza sua melhor amiga?

A escritora, Crystal Maldonado, construiu uma narrativa que pode ser espelhada em mim, em você ou até nela mesma. Eu senti na sua escrita, que a personagem Charlie é o seu autorretrato. E não é fácil lidar com questões corporais, autoaceitação e com a maléfica “indústria da beleza perfeita”.

Eu sou uma mulher gorda e por inúmeras vezes escutei perguntas do tipo: - Por que você não faz bariátrica, pois o seu rosto é tão lindo!; -Por que você não faz dieta?; - Por que você não faz exercícios anaeróbicos? Uma infinidade de perguntas que ficavam sem respostas, pois sou independente, realizada, maravilhosa, singular e feliz! A minha estrutura corporal não sobrepõe o meu caráter!

Estou longe de querer romantizar a obesidade, pois sei que é uma questão de saúde pública, a responsável por grande parte de AVCs, doenças cardíacas, diabetes e outras, porém, se a pessoa é saudável e feliz, ninguém tem o direito de ofender, humilhar ou se achar superior por ter um corpo esbelto.

A personagem, Charlie, devido a todas as situações enfrentadas pela obesidade, as constantes brigas com sua mãe e a comparação com sua amiga Amelia, a tornou uma moça com a imagem distorcida. Apesar de toda a sua inteligência, ela por vezes se tornava cega para alguns fatos reais.

“É verdade que Amelia tem muitas características que minha mãe gostaria que eu tivesse. Mas não posso culpá-la. Eu mesma gostaria de ser mais como Amelia.”

A Senhora Vega me fez ficar com um ranço absurdo dela. Que mãe chata, insuportável, intolerante e prepotente. Porém, nas páginas finais pude compreender melhor o que de fato estava acontecendo e o meu ranço caiu uns 10%.

“A melhor parte de ficar sonhando acordada é que você pode ser tudo.”

A amiga Amelia, apesar da grande relação quase que fraternal, com Charlie, por vezes teve atitudes egoistas. E o que falar de Brian? Que rapaz carinhoso, gentil, sensível e inteligente.

Os temas principais abordados na obra são: bullying, relações familiares, obesidade, questões de gêneros, amizade, amadurecimento, autoaceitação e amor.

“Talvez o maior problema da minha vida não era que o mundo me colocava abaixo de Amélia, mas que eu mesma fazia isso.”

Crystal Maldonado é uma jovem autora cheia de sentimentos. Fat Chance: A vez de Charlie Veja, seu romance de estreia, foi vencedor do prêmio New England Book em 2021 e eleito pela revista Cosmopolitan e pela POPSUGAR como o Melhor livro Jovem Adulto de 2020.

Por fim, eu indico a obra para todos os tipos de leitores e agradeço a escritora Crystal pela sua sensibilidade e por mostrar o quão libertador é o resgate do amor próprio!