27 março 2022

[RESENHA] A soma de todos os afetos | Fabíola Simões | Faro Editorial | Páginas: 176 | Ano: 2022

 

A obra “A soma de todos os afetos” é a reunião de crônicas inspiradoras da autora e que ajudam no processo do amadurecimento emocional.

“E lembre-se: tem gente que prefere ser lagarta a borboleta. Sem paciência com os ciclos, destrói o casulo antes do tempo e não aprende a voar.”

A escritora Fabíola Simões é uma exímia cronista, pois suas crônicas penetram não só em nossos olhos, assim, como também em nossa alma.

É possível sentir em cada texto lido um abraço urgente, uma brisa suave, um carinho no coração e uma imensidão de autoconhecimento.

“Queria hoje poder emoldurá-la como fazia com meus desenhos. Ter seu sorriso em meus cômodos e sua disposição na minha cabeceira. Talvez seja isso que me faça cada dia assemelhar-se mais a você. A vontade que não tenha fim. O desejo de que seja para sempre MÃE.”

Simões tem o dom de nos levar para as nossas memórias afetivas mais profundas. E que saudade minha mãe, do seu belo sorriso e da resposta que eu precisava apenas com um olhar. O céu é a sua morada e os textos da Fabíola são o meu acalento.

O livro é dividido em quatro partes: Somos a soma de nossos afetos; Leitura do Mundo; Fundo de gaveta e por fim, A gente tem que continuar. Como é lindo o poder das palavras e o amor que elas proporcionam!

“Lembre-se de que o mandato de governantes dura quatro anos. O seu é vitalício — e pode acabar a qualquer momento. Bom governo!”

As ilustrações estão lindas com as cores em tons de preto, vermelho e rosa. A diagramação está singular e com letras confortáveis para a leitura. E a capa? O título em alto-relevo está fofo!

Eu super indico a obra para todos os tipos de leitores, pois Fabíola consegue trazer a leveza em sua prosa poética e o resgate do eu interior perdido. Somos a soma de todos os afetos e cabe a nós trilha-lo com sabedoria!