23 setembro 2021

[INDICAÇÃO] O Diário de Anne Frank | Anne Frank | @editorapenkal | Páginas: 258 | Ano: 2021



Bom noite, amores! Eu hoje indico a obra “O Diário de Anne Frank” que é o lançamento da Editora Penkal. A edição é histórica e com imagens inéditas. Você pode comprar no site das @livrariasfamiliacrista!

Eu gostei da edição, pois as ilustrações estão belíssimas, linda capa dura e foi bem interessante conhecer as imagens inéditas do Museu de Anne Frank, nunca vistas antes no Brasil.

Sinopse:

O Diário de Anne Frank é o diário mais famoso do mundo e também o mais famoso relato sobre o Holocausto. Foi escrito entre 1942 e 1944 em um esconderijo, o Anexo Secreto, onde a família Frank, a família Van Pels e Fritz Pfeffer se esconderam até serem descobertos pelos nazistas. Dos oito moradores do Anexo, apenas Otto Frank, o pai de Anne, sobreviveu. Após o término da Segunda Guerra Mundial, Otto publicou o diário de sua filha, em 1947, sob o título Het Achterhuis (O Anexo Secreto), com uma tiragem de tres mil exemplares. Passados os anos, a obra ganhou incrível notoriedade e já foi traduzida para mais de setenta idiomas, vendendo milhões de cópias e recebendo adaptações para o cinema e o teatro.

Alguns quotes para vocês conhecerem:

“Escrever em um diário é uma experiência bastante estranha para alguém como eu. Não apenas porque eu nunca escrevi algo assim antes, mas também porque me parece que, afinal, nem eu, nem ninguém se interessaria nas reflexões de uma garota de treze anos. Bem, não importa. Estou com vontade de escrever e tenho uma necessidade ainda maior de desabafar todo tipo de coisa.”

“Noite após noite, veículos verde e cinza cruzam as ruas. Batem em todas as portas, perguntando se há algum judeu morando lá. Se sim, a família toda é imediatamente levada embora. Se não, vão para a próxima casa. É impossível escapar de suas garras a não ser que se esconda.”

“Eles aparentemente pensam que uma boa criação inclui me jogar contra meus pais, uma vez que isso é tudo o que eles fazem. E que não falar sobre temas adultos para uma garota da minha idade é algo bom. Todos nós podemos ver o que acontece quando as pessoas são criadas dessa forma.”

“O melhor remédio para aqueles que estão com medo, solitários ou infelizes é sair, ir para algum lugar calmo onde possam ficar sozinhos, sozinhos com o céu, com a natureza e com Deus.”

“Trabalho, amor, coragem e esperança. Faça-me boa e me dê a força!”

“É impossível, para mim, construir minha vida em uma fundação de caos, sofrimento e morte. Vejo o mundo lentamente se transformar em uma selva, ouço o trovão, que um dia nos destruirá também, se aproximando: sinto o sofrimento de milhões.”

Anne Frank nasceu em 12 de junho de 1929, em Frankfurt, na Alemanha. Com a ascensão do Partido Nazista ao poder, a família Frank muda-se para Amsterda. No entanto, com o início da Segunda Guerra Mundial e com a invasão nazista nos Países Baixos, eles fogem para um esconderijo no interior da empresa do pai de Anne, Otto. Nesse lugar, o famoso Anexo Secreto, Anne escreveu seu diário, que se tornou mundialmente famoso, contando sobre suas experiências, sentimentos, intrigas e o medo da perseguição nazista. Após o esconderijo ser descoberto, em 1944, Anne é deportada para o campo de concentração de Auschwitz e de lá para Bergen-Belsen, onde é vitimada pelo tifo, em fevereiro de 1945, quando contava apenas quinze anos.

Vocês já leram a obra? Qual foi o seu quote preferido?