01 junho 2021

[Resenha #publi] A menina das histórias| Lucy Maud Montgomery | @livrosprincipis | Páginas: 288 | Ano: 2021



Quando a firma do pai de Felix e Bev o envia para trabalhar em outro país, eles precisam ir morar na ilha do Príncipe Edward, com os seus tios. Eles estão loucos para conhecer os locais das histórias que o pai tanto contava e também para conhecer a sua prima, a Menina das Histórias.

"Estávamos entusiasmados com a ideia de ver a antiga casa de papai e viver nos lugares de sua infância. Ele nos falara tanto sobre ela e descrever os locais com tanta frequência e tão minuciosamente que acabara por nos contagiar com a sua profunda afeição pelo lugar."

Classificaria este livro como extremamente fofo. É um dos livros mais leves que eu já li. Os personagens são cativantes e cada um com a sua singularidade. Me senti conquistada por tudo nessa história. O cenário é lindo demais, tanto que fiquei desejando morar em uma ilha, e deitar debaixo de uma árvore do pomar.

Sara Stanley, a menina das histórias, tem o dom da palavra. Quando ela começa a contar as suas histórias, todos ficam vidrados em cada detalhe. Os contos são de todos os gêneros, mas sempre causam sentimentos de fascínio.

"Tínhamos Felicity para o deleite dos nossos olhos, a Menina das Histórias para prazer dos nossos ouvidos, Cecily para nos admirar, e Dan e Peter para nos acompanhar em nossas brincadeiras. E mais dois meninos sensatos poderiam desejar?"

Eu demorei um tempo para entender que todos na ilha eram parentes. Mas também a família é enorme, e são muitos nomes para decorar. Na narrativa não tem tantos acontecimentos, ela fica focada nas crianças e nas histórias. Mesmo parecendo um pouco mais infantil eu amei a leitura.

Sou fascinada pelas histórias de Montgomery, pois ela consegue transmitir paz e calma. Todas as obras dela que eu leio já sei que irei me encantar, sorrir e super indicar. Creio que todos deveriam conhecer suas obras.

Lucy Maud Montgomery foi uma autora canadense mais conhecida por uma série de romances que começou em 1908 com Anne of Green Gables.

O livro foi um sucesso imediato. A personagem-título, a órfã Anne Shirley, tornou Montgomery famosa em sua vida e lhe deu seguidores internacionais.

A obra foi lida coletivamente no mês de maio pelo @clubeliterarioferavellar e a experiência foi riquíssima. Obrigada @livrosprincipis pelo carinho e por publicar obras primorosas.

Vocês já conheciam as obras da escritora?