14 janeiro 2021

[Resenha por @folhadepolen] O Reino de Zália | Luly Trigo | Seguinte | Páginas: 464 | Ano: 2018

 
A princesa Zália estuda em um colégio interno desde pequena e sempre se viu longe do que acontecia na monarquia do arquipélago de Galdino, por ser a segunda filha do rei de Galdino, ela não tinha tanto destaque, os holofotes eram todos para o irmão mais velho Victor.

Só que tudo muda quando Victor sofre um atentado e Zália precisa voltar para Galdino e assumir o posto de regente e se envolver agora com intrigas políticas, revoltas populares, conflitos e também romance, é claro.

Zália precisa abdicar de várias coisas, como sua paixão pela fotografia, mas acaba abdicando disso e de outras coisas para o bem de Galdino, já que o arquipélago passa por situações surreais, como corrupção, falta de equipamento em hospitais e outras barbaridades.

"- As escolas e universidades, os hospitais… O serviço público é muito precário em Galdino, e a população está revoltada."

Mesmo caindo de paraquedas nessa nova "vida", Zália acaba ouvindo as reclamações e cresce dentro da história. O leitor consegue acompanhar a evolução da personagem ao longo da narrativa.

"Somos todos alguém. Você tem um propósito, é importante, sim. Para de se diminuir, não combina com você."

A história é super rapidinha para ler e bem interessante. Por mais que seja um livro relativamente grande, a fluidez é extrema, pois conseguimos devorá-lo rapidamente.

Foi meu primeiro contato com a autora e me surpreendi demais com a escrita super gostosinha de se ler.

"Finalmente entendo que é importante se permitir sentir. Só assim podemos superar nossos traumas e crescer. Transformar os obstáculos em lições, e não em fantasmas."

Adorei esse livro e se tiverem oportunidade, leiam e me contem o que acharam da história, amarei saber.