31 janeiro 2021

[Resenha] Laura Dean vive terminando comigo | Mariko Tamaki | Intrínseca

A Graphic Novel “Laura Dean vive terminando comigo” nos conta a história de Freddy que está apaixonada por Laura Dean. O namoro se torna muito complicado, pois Laura não para de terminar com ela. Na mesma proporção que Dean é popular, engraçada, linda, ela também é insensível e cruel. Você aceitaria viver em um relacionamento conturbado e cheio de idas e vindas? Será que Freddy Riley aceitará esse tipo de relação sempre?

A escritora Mariko Tamaki construiu uma narrativa bem interessante e que aborda as complicações do amor adolescente e nos leva a refletir sobre relacionamentos tóxicos, abusivos e insustentáveis. Rosemary Valero-O’Connell é quadrinista e ilustradora que deu vida aos personagens com maestria, pois as ilustrações estão perfeitas, bem detalhadas e com cores interessantes, como cinza, preto, branco e rosa.

A HQ venceu três Eisner Awards, maior prêmio do universo dos quadrinhos, nas categorias melhor roteirista, melhor artista e melhor publicação para adolescentes.

Eu confesso que detestei a personagem Laura Dean, pois ela é tóxica, arrogante, egoísta e que se acha a última bolacha do pacote. Usar o outro como um mero brinquedo não é uma atitude normal e sim desvio de caráter. Vale suportar tudo para estar ao lado do seu amor? Não, vale!

A personagem Freddy sempre fica triste pelos incontáveis términos do namoro e os amigos não entendem o motivo da moça aceitar reatar o relacionamento. Com todos os acontecimentos Freddy está com o coração despedaçado, amor próprio abalado e com o risco de perder a sua melhor amiga. Os personagens secundários são bem interessantes e necessários para toda a narrativa.  

“Sinto que devia ter uma faixa enorme com “Era uma vez...” na legenda da minha vida.”

“Na verdade, términos quase nunca são simples, já que as pessoas são complicadas. Tudo bem se parecer um desastre. Sei que podemos sentir que não está tudo bem, mas está. Além disso, às vezes precisamos terminar com alguém que ainda amamos. Não existe uma fronteira clara entre amar e não amar mais.”

Por fim, indico a Graphic Novel para todas as pessoas, pois nenhuma deve aceitar viver em um relacionamento tóxico. A nossa autoestima deve ser priorizada e devemos construir relações edificantes. Libertem-se!