27 julho 2020

[Resenha] O Último Adeus | Cynthia Hand | Darkside Books


Alerta de Gatilho
 
Lex é uma jovem normal de 18 anos, como qualquer outra, até que ela passa a ser a irmã do garoto que se matou. E a partir daí o seu mundo vira de cabeça pra baixo. Além, de ter que lidar com a perda, ela também tem que lidar com vários outros problemas, como a separação de seus pais e o término com seu namorado. Para tentar lidar com isso tudo, ela tenta desabafar e tirar um pouco do peso de si através da escrita em seu diário, como foi sugerido por seu psicólogo, tornando nós leitores seus fiéis confidentes.

"No fim, eu não deveria ter me preocupado se ele cumpriria sua promessa. Deveria ter pensado se eu cumpriria a minha."

Cynthia Hand é uma autora Americana best-seller do New York Times. Seu primeiro romance foi a fantasia "Celestial".

“Nossa, eu odeio essa pausa, enquanto a pessoa que está falando procura o modo mais tranquilo de dizer morreu, como se encontrar outra palavra deixasse a coisa menos horrorosa: termos como foi descansar, como se a morte fosse temporária; partiu ou se foi, como se fossem férias; expirou, que deveria ser um termo mais técnico, mas que mais parece que o morto é uma caixa de leite, com uma data carimbada ali, depois da qual a pessoa se torna... bom, leite azedo.”

“O Último Adeus” trata de um tema que por muitos ainda é visto como um tabu: o suicídio. A história não é focada no suicídio em si, mas sim em como é para quem fica. 
 

O livro começa com uma escrita um tanto arrastada, mas aos poucos você acaba se envolvendo mais e mais com o enredo. A história te prende bem, mas certamente não é o tipo de livro que você devora, pelo fato dele ter um tema mais pesado.

“Ninguém além dele mesmo poderia tê-lo salvado. E você provavelmente está certo. Ele não ligou para ser salvo. Ligou para dar o último adeus.”
 
O luto dos personagens, principalmente da Lex e de sua mãe, foram super bem explorados.

Nos livros de drama, normalmente esperamos que a parte mais pesada/triste venha do meio para o fim, mas neste livro é diferente, ele começa pesado pela morte do Ty ser recente e conforme o tempo vai passando, vai se tornando mais leve e você consegue perceber isso nos personagens também. Se torna uma experiência tão forte que é como se você sentisse as emoções junto aos personagens.

Eu recomendo muito que todos leiam esse livro, mas que não leiam com pressa nem o devorem, porque a escrita provavelmente vai te devorar de volta. Apesar da dureza do tema, o fim do livro faz você se sentir bem leve.Super recomendo, também, que leiam a nota da autora!

Centro de Valorização da Vida - Precisando conversar? Ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br.