11 outubro 2019

[Resenha] | Penitência | Kanae Minato | Gutenberg



O livro “Penitência” nos conta a história de uma menina de 10 anos que fora assassinada quinze anos atrás, em uma cidade do interior do Japão. Quatro crianças brincavam com a vítima pouco antes de ela ser morta, porém todas conversaram com o suspeito e após o crime nenhuma delas conseguia lembrar-se do rosto do assassino. O caso foi arquivado e aumentou a revolta da mãe da garota morta, que reuniu as meninas dizendo a frase: “Eu nunca vou perdoar vocês. Façam o que for preciso para encontrar esse assassino. Se não conseguirem, cada uma terá que pagar uma penitência”.

A escritora Kanae Minato é autora best-seller internacional com o livro “Confissões” e novamente nos presenteia com uma narrativa densa de tirar o fôlego. Ela mergulha fundo no psicológico de cada personagem extraindo o melhor e pior deles.

Minato divide a obra, em capítulos narrados, sob a ótica das quatro amigas da menina assassinada. Sae, Maki, Akiko, Yuka e por fim, o capítulo de Asako Adachi, mãe da garota morta. Elas contam a versão da morte de Emily individualmente e como estão quinze anos após a tragédia.

“O tempo passou, e conforme as pessoas na cidade foram falando menos do assassinato, o medo aumentou dentro de mim. Mesmo que eu não me lembrasse do rosto do assassino, ele poderia se lembrar do meu, Poderia pensar que conhecíamos seu rosto e vir me matar e matar as outras meninas.”

Kanae escreve com tanta maestria, que me sentia sentada em uma sala da escola, ouvindo cada personagem contar os fatos. A ambientação é perfeita e muito real!

Ao mesmo tempo em que fiquei revoltada com a mãe, por intimidar as crianças com a fatídica frase que está no início da resenha, eu compreendia a sua dor. Ter uma filha morta de forma brutal é algo devastador.

Eu indico a obra para os amantes de um bom suspense psicológico e pergunto para vocês: Até que ponto devemos carregar uma culpa e nos penitenciar diariamente?