15 março 2019

[Resenha] | Quando Ela Desaparecer | Victor Bonini | Faro Editorial




A obra “Quando Ela Desaparecer” aborda a história da jovem Francisca Silveira do Carmo ou Kika, como é conhecida. Ela tem 16 anos e desaparece durante uma excursão escolar. O mais incrível de toda situação é que Kika, dois anos atrás, foi espancada brutalmente e só sobreviveu por um milagre divino.

Kika é uma jovem muito bonita e desperta inveja nas colegas da escola, pois chama atenção dos meninos e meninas. Desde que a moça ganhou o concurso Miss Guarulhos Juvenil todas as suas relações pioraram consideravelmente e agora com o seu desaparecimento misterioso só foi possível encontrar rastros de sangue e um colar que estava no seu pescoço.

“Aquele Miss Guarulhos Juvenil é um castigo na vida dela. Na sala, é um absurdo o que ela tem que enfrentar. E ela aguenta tudo quieta. Meu medo é isso explodir."

A narrativa é apresentada como um livro reportagem e é tão bem escrito que ficção e realidade se misturam com maestria. Eu cheguei a procurar se o caso era verdadeiro, e apesar das cidades citadas e parques serem reais, a história é ficção. Na obra, a história é contada por Sarah, que viveu no contexto da época, sendo colega de sala da jovem Kika e anos depois se tornou jornalista.

A história é separada por cores, sendo: páginas normais, cinzas e pretas. Essa separação é bem importante para entendermos o tempo e acontecimentos da obra. Uma grande sacada!

Primeiramente, queria parabenizar o escritor Victor Bonini, pela escrita maravilhosa, e confesso que ele foi o primeiro autor, entre nacionais e estrangeiros, que me deixou boquiaberta com o final, pois geralmente todas as minhas teorias são as corretas. Simplesmente inacreditável!

A diagramação da Faro Editorial está impecável e nas páginas do livro podemos encontrar mapa do Parque CECAP, Trechos de notícias dos jornais locais, fotos diversas, bilhetes, posts de redes sociais, laudo do Instituto Médico Legal e anexos do inquérito policial dando veracidade ao formato de reportagem.

Diante tantos suspeitos, mistérios, mortes, segredos e mentiras, a chegada do detetive Conrado Bardelli, se torna uma peça fundamental para o fechamento do caso. Inúmeros questionamentos são feitos e quando deduzia ter achado o fio da situação todas minhas teorias caiam por terra, como uma simples nuvem de poeira. Eis o motivo de o livro ter esgotado em sua primeira edição, logo após o lançamento.

Por fim, o escritor Victor Bonini me conquistou e a obra é digna de se tornar série de TV tamanha perfeição. E o final? Meu Deus! Ainda estou no processo de digerir! E a frase “Qual a arma mais letal do mundo? Os segredos das pessoas”, nunca fez tanto sentido como agora!