18 fevereiro 2019

Resenha Rumo ao Sul: Southernmost | Faro Editorial | Silas House



A obra “Rumo ao Sul” foi um dos livros de maior sucesso no clube TAG Inéditos e aborda a história do pastor Asher Sharp, que mora ao Sul dos Estados Unidos, na pequena cidade do Tennessee com sua esposa e seu filho Justin. Uma enchente violenta destrói grande parte das residências, plantações, animais e muitos moradores mortos.

Asher ajuda a encontrar pessoas com vida, pertences dos seus vizinhos e procura também, pelo seu filho que havia saído para procurar o cachorro de estimação. Após uma grande aflição o filho aparece com dois homens e o pastor resolve dar abrigo a eles, pois perderam tudo com a devastadora enchente. Mas sua esposa Lydia, recusa dar abrigo ao casal, devido a opção sexual dos mesmos: são gays! Asher Sharp vê o passado retornar diante dos seus olhos com as lembranças do seu irmão que foi rejeitado por ser gay.

“Asher ergueu os olhos e observou as estrelas novamente. Não era justo que um céu tão iluminado como aquele estivesse brilhando acima deles quando havia tanta gente que perdera tanto. Mas o céu não presta a menor atenção às coisas que acontecem conosco, sejam elas alegres ou tristes”.

A cidade volta para as atividades normais após o fatídico acontecimento e para a surpresa de todos, Stephen e Jimmy (casal gay) começam a frequentar a Igreja nas manhãs de domingo e Asher se vê pressionado pelos membros do conselho e por toda a comunidade local, para que os impeçam de participar do culto.

Asher questiona todos os valores da comunidade, sua vida como um todo, seus fantasmas do passado, seu casamento e o seu trabalho de pastor na Igreja e decide colocar um ponto final, pois esteve cego por longos anos. Ele pede o divórcio, não aceita as imposições da comunidade religiosa e decide ir atrás de seu irmão, Luke. Porém, uma grande reviravolta ocorre com todas essas mudanças e um vídeo acalorado do discurso do pastor é publicado na Internet e ele perde o direito de visitar Justin quando tem vontade e só terá quatro noites por mês com o filho.

O pastor tem um surto após a audiência e resolve sequestrar Justin partindo para uma viagem rumo ao sul, mas precisamente para Key West. Asher almeja encontrar o irmão, buscar o seu perdão e criar o filho livre dos dogmas impostos pela sua mãe. Novas amizades são feitas, debates interiores em busca de respostas, conhece belos lugares, e aprende sobre a vida e o principal que é aprender sobre si mesmo.

Silas House, prestigiado escritor e conhecido pelas histórias rurais, na obra “Rumo ao Sul” aborda temas profundos, como: intolerância religiosa, relações familiares, dogmas, homossexualismo, homofobia, lealdade, perdão, moral, libertação e amor incondicional.

House escreve com uma imensa riqueza de detalhes, intercala o passado com o presente, explora todo o ambiente e nos presenteia de uma forma emocionante com a sua redenção. A capa está linda, com o título em verniz localizado estilo emborrachado, papel Pólen, divisões das partes com ilustrações e fonte de bom tamanho para leitura. Super indicado!