24 setembro 2018

[Resenha] Sonata em Punk Rock (Cidade da Música #1) | Babi Dewet

Resenha por Chihiro Literay

Em Sonata em Punk Rock conheceremos a história de Valentina Gontcharov. Ela trabalha como gerente do mercado do bairro e sonha em viver de música por ter ouvido absoluto. O sonho da jovem em se tornar musicista é quase impossível, pois fora abandonada pelo pai quando pequena. Ela e sua mãe trabalham muito para conseguir pagar as despesas de casa, e arcar com altos valores das instituições de estudo não se encaixa no orçamento delas. Porém, o seu sonho vira realidade quando seu pai, um famoso e rico violinista, reaparece oferecendo pagar todos os custos de seus estudos na Academia Margareth Vilela, o melhor Conservatório de música do país.

"A vida é como uma orquestra: são necessários muitos instrumentos em harmonia para que a música toda faça sentido.” 

A nova oportunidade mudaria para sempre a vida de Valentina, então ela aceita a proposta mesmo muito magoada pelo abandono e frieza do pai. As aulas no Conservatório se provam mais difíceis do que ela imaginava, mas ela pretende dar o melhor de si. Logo no primeiro dia ela encontra um garoto que aparenta estar bêbado e no dia seguinte descobre que ele se chama Kim, e é o melhor pianista da instituição. 

"Se não for difícil, não tem esforço. E se não tiver esforço, ninguém se torna mais do que medíocre.”

A premissa em si é muito boa, pois gosto dos romances clichês que se passam em faculdade ou colégios. A história ainda me fez lembrar de doramas, o que me agradou muito. Levanto algumas questões que na obra pareceram muito superficiais, como por exemplo, a relação da personagem com a mãe e o encontro dela com o pai. Eu esperava que no mínimo houvesse alguma discussão ou questionamento, já que ele apareceu do nada após anos sem querer saber da filha. 

"A música é prioridade. Então faça o melhor que puder. Se tem alguém que nunca vai te abandonar, é sua música. É a única coisa em que podemos confiar. É a única coisa que não nos vira as costas.”

Por fim, o livro poderia ter sido melhor desenvolvido e explorado. Talvez tenha sido por isso que eu demorei a embarcar na história. Mesmo o livro sendo previsível gostei da leitura. A escrita é simples e leve, os diálogos dos personagens em parte são divertidos e a leitura foi bem rápida. Espero que na continuação a obra decole e sejam explorados os detalhes da narrativa.