24 setembro 2018

[Resenha] Maria | Ed Odecam




Maria, uma senhora que veio com a missão de ajudar aqueles que estão dispostos a abrirem seus corações e aceitarem que a caminhada é árdua e que tem seu propósito em nossa vida.

Sara Lamartine vivia para trabalhar e tinha apenas uma vida corrida de conquistas financeiras, mas e suas conquistas e confortos pessoais? Talvez esses fossem alguns dos motivos que levaram a Maria (enviada de Deus) para apresentar um novo universo de questionamentos a CEO (Sara).

“Não sei se quero que você faça isso ou não, Maria. Talvez inconscientemente eu queira, mas não pensei no assunto. Tudo que sei, com certeza, é que tenho um bom pressentimento quando estou na sua companhia. Você está sempre em meus pensamentos e eu não sei o motivo.” 

Em uma noite fria quando Lamartine está tentando entrar no prédio do escritório a cancela decide não subir para seu carro entrar, o desânimo começa, teria que sair do carro para ver isso até... uma humilde senhorinha com seu cachorro surgir na sua frente levantando a cancela para que ela passasse, como poderia acreditar em seus próprios olhos?

A CEO estava chocada com a cena, passou com o carro e grata pelo ato queria agradecer a senhora... ela sumiu em meio ao frio em poucos minutos. Nossa protagonista chegou a ficar incomodada com a situação atípica pela qual havia passado, mas aquela não seria a primeira, Sara ainda iria encontrar a Desconhecida.

Foram dias até Maria deixar de ser uma mulher qualquer e ter nome para a empresária, os papos das duas surgia de uma forma simples e ia até os questionamentos mais profundos que tinha como propósito fazer Lamartine se sentir desconfortável (não era sempre que ela pensava em Deus, em sua fé e sua missão na Terra), o que é novo nos tira sempre da zona de conforto.

“Seja feliz. Não passe a vida toda trabalhando duro para acumular bens materiais. Durante a jornada, passaremos por muitos obstáculos que nos desmotivarão e, muitas vezes, nos farão desistir de realizar nossos sonhos.”

Com a narrativa dá para notar a diferença que essa senhora fez na vida de Sara e os leitores ficam arrepiados e ansiosos quando acontecem "debates" entre personagens...

Apesar do livro não ser grosso, consegui sentir cada linha escrita pelo autor com uma leveza surpreendente. É uma história completa que por mim poderia ter continuação por mais que não seja necessário.

A escrita direta e religiosa de Odecam me deixou contente com a leitura e emocionada como se Maria fosse um anjo e eu a visse diante de meus olhos. Recomendo a leitura para aqueles que estão abertos a uma obra de caráter cristão que pode encher os vossos corações de um jeitinho único.