04 setembro 2018

[Resenha] Atrás da Porta | A. Gavazzoni | Madras Editora



A obra “Atrás da Porta” aborda a história de Lara que morre nas mãos de seu namorado Mark, um famoso advogado Nova Iorquino. Carl, advogado de Mark, para ajudar na tese de defesa do cliente que a morte de Lara foi acidental resolve contratar a médica psiquiatra Simone. A psiquiatra é uma famosa palestrante e autora de livros sobre comportamento sexual que aceita o trabalho e começa a ler os textos impressos detalhados por Mark sobre o seu relacionamento passional com Lara. Ela estuda cada detalhe para formar sua análise final sobre a inocência ou não do namorado da jovem.

Simone atende pacientes psiquiátricos, com perturbações de ordem sexual e fantasias não usuais, ao mesmo tempo em que pesquisa comportamentos sexuais sadomasoquistas para seu próximo livro e paralelo ao consultório traça o perfil do advogado e Lara conforme vai lendo os relatos. Ela tem um sócio que é seu melhor amigo e parceiro nas pesquisas. Edward ajuda a polícia na investigação de um possível serial killer que tortura e mata mulheres. 

“Assassinos seguem padrões que terminam por levar até eles. Os deste eram sinais de tortura, as viagens das vítimas, as mortes violentas, a ausência de estupro e o esperma sobre os corpos. Essa era a marca registrada dele, sua assinatura mórbida”

Gavazzoni possui uma escrita ímpar, fluída, as cenas relatadas são de uma veracidade que chega dar arrepios, emoção, curiosidade e vontade de devorar cada página como se não houvesse o amanhã. Os cenários perpassam entre Nova Iorque e Paris regados com o jogo das palavras, sedução, mistério e um misto de sentimentos que só é capaz de sentir quem ler a obra. 

“Simone não se sentia cansada. O texto que estava lendo era absorvente. Se fosse um romance, seria um best-seller, daqueles impossíveis de largar. Enquanto lia, se esquecia da vida, de comer e de descansar”

A escritora ao escrever os relatos do Diário de Mark, os atendimentos psiquiátricos com os mais estranhos casos de perturbação sexual, os assassinatos pelo serial killer e todos os complementos da obra foi de uma exímia inteligência. Simplesmente fenomenal! 

Não é só um livro de suspense psicológico e sim uma junção de categorias. É uma obra completa! O que me surpreende também é o fato da escritora ser brasileira, reconhecida e premiada internacionalmente com os seus livros em inglês e não tão divulgada no nosso cenário nacional. O preconceito arraigado por alguns que só é “bom autor estrangeiro” deveria cair por terra perante a escrita de Adriana Gavazzoni. 

Alguns prêmios recebidos foram: Behind The Door, ganhou o Golden Book Award 2017 nos Estados Unidos, o Book Excellence Award 2017 no Canadá, Menção honrosa no Paris Book Festival 2017 e no Reader's Favorite Award 2017. Espero que em breve a autora possa ser premiada nacionalmente. 

Por fim, a obra foi o melhor livro lido por mim em 2018, com uma trama fantástica, cenas de sexo incomum, amizade, humor, romance, amor, sadismo, masoquismo, pacientes hilários, mistério, segredos, pedofilia, suspense, psicopatia, família, vida e morte. Já aguardo a tradução para o português do livro II- O diário de Lara.