07 janeiro 2025

[RESENHA] A vida e a morte de Kitty Karr | @csmithpaul | @astral.cultural | Tradução: Débora Isidoro | Páginas: 448 | Ano: 2024 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


A obra “A vida e a morte de Kitty Karr” vai muito além de contar a história da octogenária Kitty Karr (um ícone de beleza da era de ouro de Hollywood). As temáticas abordadas são importantes, densas e reflexivas. A narrativa mostra a segregação racial, laços familiares conflituosos, segredos, cr1m3s, dívidas e racismo latente.

Com a morte de Kitty, ela deixa toda a sua fortuna para as irmãs St. John. Teria um motivo real para a herança ter sido deixada para mulheres que eram apenas vizinhas? Leiam!

“Até para a mamãe, parece que a morte de Kitty é uma nota de rodapé.”

O livro é estruturado de forma a alternar entre o passado e o presente das personagens se entrelaçando no decorrer da história (Elise, Hazel, Maria e Kitty), criando uma atmosfera de mistério ao longo de toda a narrativa. Adorei acompanhar Elise em sua busca por respostas precisas. Os fatos históricos também são bem relevantes para toda a construção da história.

“Você nasceu diferente, com a graça de Deus, por isso pode escolher. Escolha a vida dos brincos de ouro.”

Finalista de Melhor Livro de Estreia e Melhor Ficção Histórica do Goodreads Choice Award 2023. Super merecido!

Em suma, “A Vida e a Morte de Kitty Karr” é uma obra fascinante, com personagens complexos e uma narrativa que mistura mistério e reflexão, sendo uma excelente leitura para quem busca algo além da superficialidade da fama e da celebridade. Mostra o racismo intergeracional, drama familiar e crítica social bem desenvolvida.