14 janeiro 2025

[RESENHA] Uma noiva alemã por correspondência | @cinthiaserejoautora | @livrosprincipis | Páginas: 288 | Ano: 2024 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


A obra “Uma Noiva Alemã por correspondência”, é envolvente e mistura romance histórico e drama familiar de maneira habilidosa. Serejo constrói uma narrativa que explora a complexidade das relações humanas, a busca por identidade e a adaptação a um novo contexto cultural e emocional.

A trama se desenrola no Brasil e traz à tona a história de uma mulher alemã, que, por meio de um processo de correspondência, acaba se tornando noiva de um homem brasileiro. Através de cartas e trocas emocionais, a autora apresenta o contraste entre duas culturas distintas e como o amor, muitas vezes, encontra seu caminho em circunstâncias improváveis. E quando o anúncio do noivado não foi escrito por quem assinou? O que a nossa jovem pode esperar ao chegar no destino? Curiosos?

“Eu havia atravessado o oceano em busca de um futuro e, ao chegar ali, encontrei o amor.”

Cinthia Serejo com a sua escrita refinada conseguiu conquistar o meu coração de leitora, pois construiu uma história singular, emocionante e com uma ambientação histórica perfeita. Me senti inserida no Mundo Novo. Também amo narrativas que tenham troca de cartas. E vocês?

A protagonista, com sua bagagem cultural e emocional, é retratada com sensibilidade, e sua jornada de autodescoberta é marcada tanto por desafios quanto por momentos de ternura. Não vejo a hora de ler o segundo volume com a personagem Emma.

A correspondência, como forma de comunicação, é um elemento ímpar de conexão, mas também de distância, e a escritora lida com isso de forma sutil, evidenciando a fragilidade e como as palavras são poderosas.

O romance à distância passa por momentos de expectativas e também de frustração. Não devemos esperar por um conto de fadas, mas por altos e baixos. Momentos de dúvidas, desencontros e de se entregar ao amor.

Por fim, o livro é tocante, mostra caminhos imprevisíveis e possui uma narrativa que é tanto comovente quanto reflexiva, atraindo leitores que buscam histórias de amor que vão além do óbvio.