11 janeiro 2024

[RESENHA] O lado bom das expectativas: Como nosso jeito de pensar influencia nossa saúde física e mental | @davidarobson | @editoravestigio | Tradução: Renato Marques | Páginas: 336 | Ano: 2023


Você sabe controlar o seu corpo e a sua mente? A obra “O lado bom das expectativas” é a junção da neurociência com uma narrativa envolvente. Robson deixa o convite para “passearmos” pelas mais modernas pesquisas científicas que apontam que nossas expectativas moldam nossa experiência e nos leva a mergulhar profundamente nas muitas áreas da vida afetadas por essa mentalidade. Singular!

Até que ponto as expectativas impactam as nossas vidas? Simplesmente, muito! Nada que gera excesso pode causar algo bom. O corpo reage e a mente fica perturbada. Concordam?

“O poder das expectativas é tão forte que é capaz até mesmo de determinar quanto tempo uma pessoa viverá.”

O jornalista científico David Robdon mexeu com o meu cérebro, pois ele inseriu no livro algumas imagens e ao olhá-las no primeiro momento tive a “certeza absoluta” que era a figura x, mas isso se deu pelo fato do imediatismo. Se eu tivesse tido paciência, tranquilidade e autocontrole conseguiria distinguir as imagens como elas são de fato.

As histórias são ótimas, reflexivas, objetivas, transformadoras e úteis. São abordados assuntos variados como: potencial de mudança, pensamentos tóxicos, autorrealização, uso de placebos, histeria coletiva, condicionamento físico, paradoxos, autocompaixão, desassossego e outros.

“Mesmo se você tiver uma mentalidade de crescimento, pode ser que às vezes ache difícil aplicar um efeito da expectativa no calor de um momento especialmente complicado. Reequadrar sua dor, ansiedade ou fadiga até parece fácil em teoria — mas é muito difícil quando você já está atormentado e desassossegado.”

Por fim, eu indico a leitura da obra, pois desejo que possamos frear as altas expectativas, desestressar situações estressantes e viver a vida com leveza. Seja o dono do seu cérebro e não permita que ele te domine!