11 dezembro 2023

[RESENHA] Causas não naturais: contos | @anadigital | @autentica.contemporanea |Páginas: 144 | Ano: 2023


A obra “Causas não naturais” é um livro de contos variados e que deixa o leitor envolvido. Os contos são: Dois pontos; Dois irmãos - Nunca ensaiei esta despedida; Dois meninos; Dois minutos - Hominivorax; Duas carretas; Duas barragens; Dois olhos negros - Um diário em vinte notas; Marias Loucas; Pedra e ódio; Duas línguas; Dois rasantes; Sombra e água; O exame; Última canção; Quatro filhos - Bemóis e sustenidos e Dos puntos. As histórias são profundas e por vezes reflexivas. Encontramos ironia, vida, m0rt3, lirismo , críticas, dores e humor.

A escritora Ana Elisa Ribeiro possui uma narrativa singular. Os seus contos são tão envolventes que não larguei o livro até finda-lo.

Em “Dois minutos - Hominivorax” parecia que estava com os meus vizinhos, pois eles reclamam desesperadamente no grupo da rua quando cachorros latem. Nem sempre eles latem por estarem com fome ou em situação de violência. Um pouco de empatia faz bem!

O melhor trecho da vida e cai como uma luva para alguns:

“Os velórios são uma espécie de festa macabra. Do lado de fora, parentes distantes se reencontravam, primos se estranhavam, vizinhos se cumprimentavam, pessoas contavam piadas e falavam em festas passadas.”

No conto “Duas línguas” a análise da personagem acompanhando o açougueiro limpar a carne é sensacional. Nunca havia parado para pensar sob a perspectiva dela e não olharei mais as carnes de um açougue com o mesmo olhar, hehe!

Por fim, Ribeiro foi cirúrgica na construção de seus contos, pois eles vão de comoventes ao extremo da frieza. Uma discrepância interessante de conhecer!