23 junho 2022

[RESENHA] Lenda das Pedras | @edsonfreitasdearaujo | @editoraviseu | Páginas: 298 | Ano: 2021


O livro “Lenda das Pedras” é uma história que aborda a relação de alienação parental. Ele mostra as consequências e dores na vida adulta, pois as marcas estampadas na infância geram tormentos e a necessidade da constante autoaceitação.


O escritor Edson Freitas de Araújo criou uma lenda e eu jurava que ela era verdadeira. Adorei o poder de criação de Araújo em construir uma ficção tão singular. Ele escreve com um português rebuscado e por vezes, eu precisei consultar o dicionário. Sendo assim, pelos textos longos não é uma leitura tão simples.

“Não mira o espelho. Não quer o revelar daquela imagem transformada pelo tempo. Na sua glória, ele, o espelho, era um amigo generoso. Deixou de mirá-lo porque ele insistira em desferir verdades. Profundas e cruéis. Inicialmente o ignorara. Distanciara-se, na esperança de o tempo alterar o discurso do espelho.”

Com uma linguagem poética e fragmentos temporais, a narrativa mistura passado, presente e futuro. Eu confesso que fiquei um pouco perdida durante essa transição, porém consegui entrar no ritmo e pude aproveitar todos os momentos.

“Então, a melancolia, aproximando-se, dele se apoderou ante as impressões dessas lembranças, ante o frio, enquanto ele de encontrava decrépito, dominado pelos sussurros maternos, que, bramindo internamente, ainda respondiam por parte de sua clausura atual.”

O fato de Edson mostrar as consequências da alienação parental é importante, pois uma criança sufocada se torna um adulto cheio de receios, medos e o caos psicológico se instaura. Nem sempre a superproteção dos pais é algo saudável!

O seu peito apertava ainda mais, pois pressentia que agora, no seu coração, se encontravam pedras, cuja origem muito se assemelhava à daqueles morros.”

A leitura coletiva foi organizada pela equipe da @lcagcomunicacao e foi excelente os debates que tivemos.

Por fim, eu indico a obra para todos os leitores que gostam de escrita poética, da abordagem cultural nordestina e lendas.

Você já leu obras que abordavam alienação parental? E sobre lendas? Me conta nos comentários!