20 março 2022

 [RESENHA] O Homem rabiscado | Serge Lehman & Frederik Peeters | Tradução: Scheibe  & Castro | Editora Nemo | Páginas: 328 | Ano: 2022




A Graphic Novel “O Homem rabiscado” nos conta a história de  Maud Couvreur, que é autora de livros infantis de sucesso. Após sofrer um AVC ela é hospitalizada. Com isso, um segredo familiar vem à tona, pois um homem misterioso, coberto de penas, surge na casa dela e Betty, sua filha, descobre sobre a chantagem. Betty junto com sua filha Clara, vão em busca de respostas. Será o Homem rabiscado real ou uma lenda urbana?

Serge Lehman & Frederik Peeters são maravilhosos. Lehman é escritor de ficção científica e escreveu ótimos roteiros.    Já Frederik Peeters é um renomeado quadrinista e seus traços são fenomenais. As cores preto e branco empregadas na obra combinam claramente com a narrativa densa e sombria. Eles juntos são imbatíveis!

“Está bem, no final das contas, nunca se soube quem era Max Corbeau, alguns disseram que era um sobrevivente do massacre de Karen, um oficial polonês desfigurado que teria atravessado a Europa a pé, e que Levaillant teria abrigado. Pessoalmente, duvido, isso cheira a lenda fabricada.”

“Sabe por que você passa sua vida correndo atrás de dinheiro, Max? É porque te falta realidade!"

As personagens são cativantes e empoderadas. Elas representaram com louvor as mulheres que vão em busca dos seus objetivos e que não se calam por medo.

"Betty, eu sou como você, minha irmã que vive na Suíça é como você. Minha mãe é como você, e a sua também. Todas foram concebidas em La Roche com caras de uma noite só. Todas fomos criadas sem pai."

Apesar de ser sombria, a obra fala de temas sérios como da afasia. Para quem não conhece o termo é um distúrbio de linguagem que afeta a capacidade de comunicação da pessoa. Ela fala, também, sobre relações familiares e segredos.


Que Graphic Novel incrível! Eu me surpreendi bastante com o desenrolar da história, pois a trama é envolvente, densa, instigante e o leitor fica doido para descobrir sobre o tal segredo. O fechamento é com chave de ouro. Super indico!